HELMINTOS PARASITOS DE Rhamdia quelen (QUOY & GAIMARD, 1824) NO SUL DO BRASIL

  • Joziani Scaglioni Dias Universidade Federal de Pelotas
  • Alice Pozza Universidade Federal de Pelotas
  • Tatiana Cheuiche Pesenti Universidade Federal de Pelotas
  • Joaber Pereira Jr. Universidade Federal do Rio Grande
  • Maria Elisabeth Aires Berne Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Rhamdia quelen é um peixe de água doce com hábito alimentar onívoro. Ocorre desde o sudeste do México até o sul da Argentina. São peixes que apresentam boa adaptação em viveiros de piscicultura, com excelente aceitação no mercado consumidor. Com o aumento da aquicultura no Brasil e no mundo, o estudo sobre parasitos de peixes tem aumentado, pois além de causarem mortalidade dos peixes, algumas espécies apresentam potencial zoonótico. O objetivo do trabalho foi identificar parasitos e descrever os locais de infecção destes em R. quelen comercializados no sul do Brasil. Foram necropsiados 50 espécimes adquiridos em peixarias, utilizando técnicas específicas para coleta e identificação de parasitos. A prevalência de parasitismo foi de 64% (32/50), sendo 50% por parasitos da classe Digenea. Clinostomum complanatum o mais prevalente (40%), seguido de Tylodelphys cf. destructor (10%), Acanthostomum sp. (8%) e Genarchella sp. (4%). A ocorrência desses parasitos foi maior na musculatura, seguido de gônadas e coração. A prevalência de Nematoda foi de 42%, sendo identificadas larvas de Contracaecum sp. em 24% e Hysterothylacium sp. em 22% dos peixes. O órgão mais parasitado foi o intestino, seguido do estômago. Diante dos resultados, conclui-se que o elevado parasitismo encontrado em R. quelen comercializado em Pelotas apresenta significativo potencial zoonótico, advindo dos helmintos C. complanatum e Contracaecum. Sendo assim, alerta-se para os riscos da ingestão deste peixe cru ou mal-cozido, bem como a perdas econômicas à piscicultura advindas da infecção de R. quelen por esses parasitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joziani Scaglioni Dias, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Parasitologia pelo Programa de Pós-Graduação em Parasitologia. Instituto de Biologia. Departamento de Microbiologia e Parasitologia. Universidade Federal de Pelotas.
Alice Pozza, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Parasitologia pelo Programa de Pós-Graduação em Parasitologia. Instituto de Biologia. Departamento de Microbiologia e Parasitologia. Universidade Federal de Pelotas.
Tatiana Cheuiche Pesenti, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Parasitologia pelo Programa de Pós-Graduação em Parasitologia. Instituto de Biologia. Departamento de Microbiologia e Parasitologia. Universidade Federal de Pelotas.
Joaber Pereira Jr., Universidade Federal do Rio Grande
Professor na Universidade Federal do Rio Grande. Instituto de Ciências Biológicas. Programa de Pós-graduação em Aqüicultura. Laboratório de Parasitologia de Organismos Aquáticos.
Maria Elisabeth Aires Berne, Universidade Federal de Pelotas
Professora na Universidade federal de Pelotas. Instituto de Biologia. Departamento de Microbiologia e Parasitologia.
Publicado
2016-05-13
Como Citar
Dias, J. S., Pozza, A., Pesenti, T. C., Pereira Jr., J., & Berne, M. E. A. (2016). HELMINTOS PARASITOS DE Rhamdia quelen (QUOY & GAIMARD, 1824) NO SUL DO BRASIL. Science and Animal Health, 4(1), 02-20. https://doi.org/10.15210/sah.v4i1.5344
Seção
Ciência Veterinária Básica