PROPOSIÇÃO DE UM FRAMEWORK PARA A ANÁLISE DA INOVAÇÃO, ECONOMIA CIRCULAR, PERFORMANCE ORGANIZACIONAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Resumo

A inovação é primordial para o desenvolvimento econômico de uma país, entretanto, a economia circular pode ser uma prática ambiental aliada para fomentar a performance organizacional e, consequentemente, o desenvolvimento sustentável, para não comprometer a qualidade de vida das gerações futuras. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo propor um Framework para a análise da inovação, economia circular, performance organizacional e o desenvolvimento sustentável das organizações. O método utilizado foi uma pesquisa qualitativa e exploratória, por meio de uma pesquisa sistemática na base de dados Scopus. Nos achados da pesquisa, contribuições gerenciais e avanços teóricos, o estudo apresentou um Framework que traz informações que podem ser utilizadas pelos gestores de diferentes segmentos de atuação e porte empresarial, que visam fomentar uma inovação que contribua para o desenvolvimento sustentável, fundamentais para a qualidade de vida das pessoas e a manutenção dos recursos naturais. O impacto da pesquisa para o avanço da ciência, proporciona à comunidade acadêmica e aos profissionais das áreas afins, uma melhor compreensão em torno da gestão da inovação e economia circular, assim como a sua contribuição para a performance das organizações e o desenvolvimento sustentável, os quais são primordiais para a manutenção do equilíbrio no planeta.

Biografia do Autor

Eliana Andréa Severo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Mestrado em Administração pela UCS. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduação em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Professora no Departamento de Ciências Administrativas (DCA), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Julio Cesar Ferro De Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Graduação em Administração pela UCS. Professor no Departamento de Ciências Administrativas (DCA), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Publicado
2022-08-09