COMPRAR PARA O MELHOR AMIGO: RELACIONAMENTO HOMEM-PET E COMPORTAMENTO DE COMPRA

Resumo

O estudo possui o objetivo de verificar se a forma de relacionamento entre donos de cães e gatos e seus animais possui influência no comportamento de compra. A pesquisa utilizou de metodologia quantitativa via survey, com a participação de 599 respondentes de 25 estados brasileiros. Questões sobre antropomorfismo, autoconceito orientado, e objeto/utilidade foram utilizadas para verificar o tipo de relacionamento entre homem-pet, e sobre esforço e disposição de compra para o comportamento de consumo. Os principais achados deste estudo destacam que o tipo de relacionamento afeta o comportamento de compra dos donos de pets. Frente ao exposto, a pesquisa contribui para o avanço na exploração do comportamento de consumo desse segmento de mercado, possibilitando aos gestores e profissionais de marketing desenvolverem estratégias mais assertivas na influência e estímulo de compra dos donos de animais.

Biografia do Autor

Michele Raasch, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.
João Henriques de Sousa Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.
João Coelho Soares, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.
Weverson Soares Santos, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.
Rudimar Antunes da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina
Professor no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
2022-08-09