UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL E DA CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO DE UMA ENTIDADE FECHADA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, PATROCINADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

  • Humberto Santiago Pazzini Universidade Federal de Viçosa
  • Adriel Rodrigues de Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Maria Inês do Carmo Faculdade de Viçosa

Resumo

No campo da Teoria das Organizações, a discussão a respeito da importância dos objetivos é frequente, atingindo não somente aspectos relacionados ao planejamento, mas atingindo questões ligadas à própria existência da organização. Sendo os fins que se procura alcançar, ou os resultados finais em direção aos quais as atividades são dirigidas, os objetivos orientam as ações organizacionais. Neste trabalho investigaram-se a dimensão e as implicações da mudança de objetivos em entidade fechada de previdência privada. Estudou-se o caso do AGROS, Instituto UFV de Seguridade Social, criado pela Universidade Federal de Viçosa, para suplementar os benefícios da previdência oficial  dos  servidores. Com o advento da Lei do Regime Jurídico Único, que modificou o sistema de aposentadoria dos servidores federais, a existência da instituição passou a ser questionada. Na pesquisa, utilizou-se o método do estudo de caso, sendo a coleta de dados feita através de entrevistas e análise documental.  Os resultados indicaram uma significativa mudança de objetivos. Concluiu-se que a adaptação da organização exigiu ajustes na estrutura e nos objetivos, impactando a tecnologia, a cultura e o clima organizacional.

Biografia do Autor

Humberto Santiago Pazzini, Universidade Federal de Viçosa
Maior titulação: Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Vínculo institucional: Ministério Público Federal - MPF
Adriel Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa
Maior titulação: Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Vínculo institucional: Universidade Federal de Viçosa – UFV.
Maria Inês do Carmo, Faculdade de Viçosa
Maior titulação: Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Vinculo institucional: Faculdade de Viçosa - FDV. 
Publicado
2014-07-04
Seção
ARTIGOS