DESEMPENHO SUSTENTÁVEL E GOVERNANÇA CORPORATIVA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMA COMO AS EMPRESAS NO SETOR DE ATUAÇÃO DE MATERIAIS BÁSICOS EVIDENCIAM A SUSTENTABILIDADE

  • Jonas Fernando Petry Professor na Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Francisco Carlos Fernandes Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Fundação Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB).

Resumo

O objetivo do estudo foi contribuir para o esforço contínuo de compreender a sustentabilidade corporativa a partir dos relatórios de sustentabilidade das empresas listadas na BM&FBovespa no setor de atuação de materiais básicos, no exercício de 2012. O tema tem adquirido uma importância crescente pelo imperativo gestão empresarial responsável e controle voltado à criação de valor em longo prazo. Neste contexto, trata-se de um estudo transversal descritivo e analítico dos relatórios de sustentabilidade das empresas listadas. Os resultados encontrados evidenciam que o apelo pela sustentabilidade ambiental ainda não tem despertado interesse na maioria das empresas listadas no setor de atuação de Materiais Básicos da BM&FBovespa.

Biografia do Autor

Jonas Fernando Petry, Professor na Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau – FURB
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), bolsista do Programa RH-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Professor da Universidade Federal do Amazonas, Mestrado em Administração pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG).
Francisco Carlos Fernandes, Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Fundação Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB).
Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru (1987), mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2000). Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Fundação Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB). Tem experiência na área de sistemas de apoio à decisão, com ênfase em contabilidade gerencial de entidades de seguro e previdência, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de riscos e controles internos, avaliação qualitativa de riscos operacionais, modelos quantitativos para gestão de riscos operacionais e gestão econômica.
Publicado
2014-11-26
Seção
ARTIGOS