INCERTEZAS ESTRATÉGICAS E RISCOS NO SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO

  • Camila Freitas Sant´Ana Universidade Regional de Blumenau (FURB) http://orcid.org/0000-0002-8619-5106
  • Daniel Fernando Padilha Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Carlos Eduardo Facin Lavarda Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar as incertezas estratégicas e os riscos que podem afetar o sistema de controle gerencial nas cooperativas de crédito. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva, por meio de um estudo de levantamento e quantitativo, aplicou-se um questionário para a obtenção dos dados em uma amostra de 44 cooperativas de crédito do Brasil, que se caracterizam 95% em cooperativas singulares com 70% classificadas como de crédito mútuo. Os resultados da modelagem de equações estruturais aplicados por meio do software SmartPLS®, apontam que o sistema de crença tem o mesmo grau de importância que o sistema de fronteiras nas cooperativas de crédito, assim como o sistema de diagnóstico; e que o sistema de controle interativo tem o mesmo grau de importância que o sistema de controle de diagnóstico. O risco estratégico não está associado ao grau de importância de cada sistema de controle de gestão. As incertezas estratégicas estão positivamente associadas com o grau de importância atribuído pela alta administração da cooperativa no sistema de crenças, bem como ao sistema de controle interativo.

Biografia do Autor

Camila Freitas Sant´Ana, Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Daniel Fernando Padilha, Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Carlos Eduardo Facin Lavarda, Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Publicado
2015-12-08
Seção
ARTIGOS