RELAÇÃO ENTRE CRESCIMENTO ECONÔMICO E GASTOS PÚBLICOS DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL / RELATIONSHIP BETWEEN ECONOMIC GROWTH AND PUBLIC SPENDING OF MUNICIPALITIES OF NORTHERN BRAZIL

  • Larissa Degenhart Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Mara Vogt Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Herivélton Antônio Schuster Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Vinícius Costa da Silva Zonatto Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Nelson Hein Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Resumo

A temática do impacto da política fiscal no crescimento econômico é relevante, visto que pode-se analisar países, estados e municípios. As pesquisas sugerem que os gastos públicos podem elevar o crescimento econômico frente ao aumento da produtividade do setor privado. Este estudo teve por objetivo investigar a relação existente entre o crescimento econômico, considerando o Produto Interno Bruto (PIB) e os gastos públicos dos maiores municípios da região Norte do Brasil. Realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e de corte seccional. Utilizou-se por base o ano de 2010, data do último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A população do estudo foi composta por todos os municípios da região Norte do Brasil e a amostra constitui-se dos dez maiores municípios de cada Estado dessa região. O estudo apresenta um modelo matemático não linear multivariável, que possibilita avaliar a relação dos gastos públicos com o crescimento econômico, considerando o PIB. Conclui-se que há relação entre o crescimento econômico e os gastos públicos com Assistência, Saúde e Educação dos municípios analisados, o que denota que tais gastos apresentam importante papel no crescimento econômico da região Norte do Brasil.

Biografia do Autor

Larissa Degenhart, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
Mara Vogt, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
Herivélton Antônio Schuster, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
Mestrando em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
Vinícius Costa da Silva Zonatto, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2014). Possui mestrado em Ciências Contábeis pela FURB (2008), especialização lato sensu em Auditoria e Perícia pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2006), especialização lato sensu em Administração de Recursos Humanos pela Universidade do Contestado - UnC (2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2004). Atualmente é Professor Permanente (PQ-4 - 40hs) da FURB, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC (Mestrado e Doutorado), na Linha de Pesquisa em Contabilidade Gerencial, no Grupo de Pesquisas em Controle Gerencial e nas disciplinas de Contabilidade de Custos (PPGCC) e Contabilidade Gerencial (Graduação). Tem experiência nas áreas de Ciências Contábeis e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Comportamental, Controladoria, Controles de Gestão, Gestão de Riscos, Finanças e Orçamento, Sistemas de Custos e Sistemas de Informações Gerenciais.
Nelson Hein, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
Graduado em Ciências (1987) e em Matemática (1988) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, especialista em Ensino de Ciências / Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (1990). Mestrado (1994) e Doutorado (1998) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Pós-Doutorado pelo IMPA - Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2003) e pela Anderson School of Management da Universidade do Novo México (EUA), concluído em 2011. É professor do Departamento de Matemática da Universidade Regional de Blumenau desde 1989. Atualmente é professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estatística multivariada e análise decisória multicritério. Coordena o grupo de Estudos MULTIVAR.
Publicado
2016-12-20
Seção
ARTIGOS