Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL é mantida pelo Colegiado dos cursos de Design Gráfico e Digital da Universidade Federal de Pelotas, com o apoio do Centro de Artes da UFPel. 

Sua primeira publicação foi lançada no Brasil no ano de 2018, com periodicidade semestral. Tem como cobertura temática a missão de constituir-se num veículo de divulgação de estudos do campo do Design. Objetiva, sobretudo, divulgar resultados de pesquisas realizadas por professores e estudantes de graduação e de pós-graduação, além de pesquisadores interessados no campo do Design Gráfico e Digital.

A revista está hospedada no portal de periódicos da UFPEL e apresenta-se em formato online. O processo de submissão, avaliação, edição e publicação é feito por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, tradução licenciada do Open Journal Systems - OJS.

O título abreviado do periódico, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas, é CHAPON Cadernos de Design / Centro de Artes / UFPEL.

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL tem como cobertura temática a área do Design Gráfico e Digital. Sua finalidade é, sobretudo, divulgar resultados de pesquisas realizadas por professores e estudantes de graduação e pós-graduação em design. Todas as formas de publicação da revista poderão ser escritas e submetidas por mestres, doutores, graduados, graduandos e pesquisadores.

Os textos submetidos à revista devem ser inéditos, de autores brasileiros ou estrangeiros, escritos em língua portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa. Já os resumos e o título do trabalho, quando submetidos na versão em língua portuguesa, espanhola ou francesa, deverão ser traduzidos para o inglês.

Com vistas a atingir os objetivos da publicação, serão aceitos para publicação na revista:

a) Artigos - artigos relacionados com as temáticas da revista originados de estudos teóricos, pesquisas, reflexões metodológicas e discussões em geral, pertinentes ao campo do design. Textos que apresentem reflexão ou resultados de investigação científica sobre temas oriundos ou relacionados à proposta da revista.

b) Trabalhos encomendados e traduções - Os editores podem convidar a publicar na revista pessoas de reconhecida produção acadêmica acerca dos eixos temáticos da revista. Os textos dos autores convidados são submetidos às mesmas etapas de avaliação dos demais artigos.

c) Resenhas - Compreende análises críticas sobre livros publicados em qualquer idioma referentes ao tema da revista. No âmbito das quais se espera a apresentação do conteúdo e comentários acerca de publicações recentes ou obras reconhecidas academicamente. Também são publicadas resenhas, que devem atender às seguintes orientações: a) devem referir-se à obra relacionada ao campo do Design; b) devem ser redigidas em língua portuguesa. No caso de serem redigidas em língua espanhola, inglesa ou francesa, devem ser acompanhadas da respectiva tradução; c) devem ser inéditas, conter a identificação completa da obra e ter extensão de até 17.000 caracteres (com espaços), incluindo, se houver, citações e referências bibliográficas; d) devem se estruturar a partir de uma descrição do conteúdo da obra, com fidelidade a idéias principais, fundamentos, metodologia, bem como análise crítica, ou seja, um diálogo do autor da resenha com a obra; e) devem apresentar qualidade textual em termos de estilo e linguagem acadêmica. As etapas para avaliação das resenhas são as mesmas usadas para artigos.

d) Ensaios Visuais - Dominantemente visual, apresentam imagens, gravuras, fotografias, desenhos acompanhados de parte textual explicitando a relação entre as imagens e o tema sobre qual versam e que atendam as temáticas da revista. As etapas para avaliação dos ensaios são as mesmas usadas para artigos.

e) Resumos de monografias, dissertações e teses - Compreende resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses defendidas e aprovadas em programas de graduação e pós‐graduação reconhecidos, nas áreas afins do escopo da revista. O resumo deve conter a apresentação do tema, caracterização do problema de pesquisa, metodologia e os principais resultados do trabalho. As etapas para avaliação dessas publicações são as mesmas usadas para artigos.

f) Dossiês - A proposta de dossiês deverá ter um caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para a área do Design, de forma a ampliar o debate acadêmico e fomentar intercâmbios de pesquisa. Devem ser constituídos de uma apresentação e de cinco artigos de autores filiados a, no mínimo, três instituições – incluindo, também, mas sem obrigação, pesquisadores de instituições estrangeiras. 

g) Trabalhos apresentados em eventos - Excepcionalmente, poderão ser aceitos para publicação trabalhos que já tenham sido apresentados em eventos. As propostas estão sujeitas aos mesmos critérios de avaliação de originais inéditos. Cabe ao autor(res) informar(em) os créditos do evento no qual o trabalho foi originalmente apresentado.

Todas essas propostas de publicação respeitarão as normas de formatação da revista que podem ser verificadas no item “formatação”.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de Apoio

  • Prof. Dr. João Fernando Igansi Nunes