Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

FORMATAÇÃO

A normalização da revista segue padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. O texto deve estar gravado em extensão RTF (Rich Text Format) ou em formato MicrosoftWord, desde que não ultrapasse 2MB. Devem ser digitados em Word 7.0 (ou superior),fonte ARIAL, texto tamanho 12, citação e notas de rodapé tamanho 9. (exceto em endereços URL). Imagens digitalizadas em tamanho natural com resolução de 72 DPI, modo de cor RGB e salvas em arquivo padrão JPEG. Todas as imagens devem vir acompanhadas de títulos ou legendas e fonte da imagem.

Tamanho
A extensão máxima do material enviado será a seguinte: artigos e ensaios, no mínimo 15 (quinze) páginas e no máximo 20 (vinte) páginas; resenhas, até 5 páginas; ensaio visual, até 10 páginas (5 a 10 imagens) e texto com no máximo 500 palavras; resumo de dissertações e teses entre 10 e 15 páginas.

Título do trabalho
O título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, deve estar centralizado,em negrito e deve trazer em maiúscula somente a inicial da primeira palavra. Um espaço abaixo do título deverá constar o nome do(s) autor(es), um em cada linha, por extenso e apenas o sobrenome em maiúscula. A filiação do(s) autor(es) deverá constar em notas de rodapé.

 

 

Resumo
Logo abaixo do(s) autor(es), separado por um espaço, contendo no máximo 150 palavras e na linha posterior, as palavras-chave com no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco). Fonte Arial, espaço simples. Devem ser redigidas de tal forma que facilitem a recuperação do texto a partir dos indexadores.

Abstract
Separado por um espaço do item anterior, deve constar o título do artigo em inglês e o Abstract com no máximo 150 palavras. Na linha posterior, o Keywords com no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco). Fonte Arial, espaço simples.

Agradecimentos

Caso o trabalho tenha apoio financeiro de alguma instituição, esse deverá ser mencionado no final do artigo.

 

Notas
A filiação do(s) autor(es) deve(m) ser indicada(s) com um asterisco remetendo a notas derodapé. As notas numéricas deverão vir no rodapé da página correspondente. Excepcionalmente poderão ser adotados números para as notas junto com asteriscos em uma mesma página, e nesse caso as notas com asteriscos antecedem as notas com número.

 

Apêndices
Apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

 

Figuras e tabelas
Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte. Trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. As ilustrações (gravuras, gráficos e desenhos) e as tabelas devem ser inseridas no corpo do texto.

 

Citações 

Citação Direta: transcrição literal do texto de outro(s) autor(es).

Citações com até três linhas deverão ser escritas normalmente dentro do texto, entre aspas, e com indicação da fonte junto ao texto. Exemplo:

Gil (2002, p.84) diz que “as fichas de leitura constituem, os elementos mais importantes nesta etapa”.

Citações longas, com mais de três linhas deverão ser digitadas em Fonte 9, espaço simples nas entrelinhas, destacadas com recuo de 4 cm (22 toques) da margem esquerda e sem as aspas, e com indicação da fonte junto ao texto. Exemplo:

Segundo Rodrigues (2007, p.34): Em vista disso, a recuperação adequada dessas imagens é fatorde preocupação por parte de especialistas de múltiplas áreas, de modo particular os da área de ciência da informação, que têm como uma de suas missões propiciar condições ideais de organização, armazenamento e recuperação de informações.

Citação Indireta: texto baseado na obra do autor consultado. Aparece em forma normal textual, porém a fonte de onde foi retirada a informação deverá ser indicada. Exemplo: 

Costi (2002) observa que a temperatura de cor da lâmpada causava variedade na tonalidade e no croma, assim como a superfície também influenciava na intensidade da cor.
ou
Conforme o autor, a temperatura de cor da lâmpada causava variedade na tonalidade e no croma, assim como a superfície também influenciava na intensidade da cor (COSTI, 2002).

Citação de Citação: Citação direta ou indireta de um texto, cujo original não se teve acesso, mas do qual se tomou conhecimento por citação em outro trabalho. A indicação a fonte é apresentada pelo nome do autor original, seguido da expressão apud e do autor da obra consultada. Nas referências bibliográficas (no final do trabalho e/ou em rodapé) somente se menciona o nome do autor da obra consultada. Exemplo:

Ratto (2001 apud OLIVEIRA, 2009, p.23) estabelece relações entre o ator, os objetos, e os demais personagens, e modelando rostos, corpos e algum aspecto interessante do cenário.
ou
“[...] destaca a luz como ponto de valorização do espetáculo, considerando impensável, a princípio, o mesmo sem iluminação, mesmo que se utilize a luz natural em alguns casos” (CANDEIAS, 2000 apud OLIVEIRA, 2009, p.4).

Referências
Devem ser apresentadas em lista única no final do artigo e em ordem alfabética e devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho.

Dados sobre o(s) autor(es)
Nome, Formação acadêmica mais elevada, cargo(s), Instituição ou instituições a que se vincula, Currículo resumido (máximo 100 palavras). As informações sobre o(s) autor(es)deverão ser enviadas em arquivo separado.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.