INTRODUÇÃO - MEMÓRIA GRÁFICA BRASILEIRA

  • Leticia Pedruzzi Fonseca Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Memória gráfica brasileira, Cultura material, Identidade brasileira, Artefatos gráficos, Efêmeros,

Resumo

Este artigo apresenta a denominação e a trajetória da Memória Gráfca Brasileira, discutindo o surgimento e a conceituação do termo e apresentando as iniciativas que corroboram para a construção do campo de estudos: projetos depesquisas, laboratórios, eventos e publicações. Para isso, são tratados os conceitos e defnições que permeiam a discussão proposta: memória,história, cultura material, artefatos gráfcos, efêmeros, história do design e identidade brasileira. Conclui-se que é uma área de estudospromissora e em desenvolvimento e que as memórias gráfcas regionais são basilares para a construção da identidade brasileira, na medida em que revelam a complexidade e a riqueza da produção da cultura material por meio dasvariadas abordagens dos vestígios materiais representando as práticas projetuais e a dinâmica social local em cada época.

Biografia do Autor

Leticia Pedruzzi Fonseca, Universidade Federal do Espírito Santo
Letícia Pedruzzi Fonseca, doutora em design, professora, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atua como professora no curso de design da Ufes. Coordenadora do Laboratório de Design: História e Tipografia - LadHT, que possuiatividades de pesquisa e extensão relacionadas à Memória Gráfica Brasileira (ladht.ufes.br). Participa do grupo de pesquisa Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX. É autora do livro Uma revolução gráfica: Julião Machado e as revistas ilustradas no Brasil, 1895-1898 (Blucher, 2016).
Publicado
2021-06-15
Como Citar
Fonseca, L. P. (2021). INTRODUÇÃO - MEMÓRIA GRÁFICA BRASILEIRA. CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL, 2(1), 6-24. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/21260
Seção
Apresentação