Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Cadernos do CIM é publicada a cada seis meses pelo Centro de Integração do MERCOSUL da Universidade Federal de Pelotas.  A revista informa os desenvolvimentos dos cursos de Gestão Ambiental, Hotelaria, Relações Internacionais e Transportes Terrestres, com foco no processo de integração regional, na dinâmica fronteiriça da Região Sul e do MERCOSUL.

A revista publica artigos, resenhas de doutores, mestres, estudantes de pós-graduação e pesquisadores nacionais e internacionais relacionados às temáticas.

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista Cadernos do CIM é constituída de um Conselho Editorial, composto por doutores nacionais e internacionais e pesquisadores de notório saber, que exercem a função de avaliar e garantir a qualidade da publicação, emitindo pareceres sobre as matérias da revista.

Os trabalhos submetidos são apreciados por dois avaliadores às cegas (double-blind peer-review), com a omissão da identificação do autor. Caso haja pareceres divergentes, o editor encaminhará o trabalho para um terceiro avaliador. Os pareceres são analisados e acatados pela mesa editorial. A matéria a ser publicada passa por uma revisão gramatical para que sejam observadas as normas da Lí­ngua Portuguesa e as padronizações da Revista.

Periodicidade

A revista Cadernos do CIM é publicada semestralmente.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Cadernos CIM/UFPEL é publicada pelo Centro de Integração do MERCOSUL da Universidade Federal de Pelotas.  A revista informa os desenvolvimentos das Relações Internacionais, Meio Ambiente e Infraestrutura do Brasil e do mundo, bem como o processo de integração regional e dinâmica fronteiriça da Região Sul.

A revista publica artigos, resenhas de doutores, mestres, estudantes de pós-graduação e pesquisadores nacionais e internacionais relacionados às temáticas.