Relações interpessoais e sentimentos de acadêmicos em enfermagem na primeira prática hospitalar

Palavras-chave: Educação em enfermagem, Relações interpessoais, Tecnologia educacional.

Resumo

Objetivo: identificar as relações interpessoais e descrever os sentimentos relatados em fórum de discussão online por estudantes de Enfermagem durante a primeira prática curricular hospitalar. Método: estudo documental retrospectivo com abordagem qualitativa. Fonte de dados constituída por 256 registros postados no fórum online, produzidos por 79 estudantes durante o ano de 2013 e o primeiro semestre de 2014. Dados coletados por download e analisados pelo processo de análise de conteúdo temática. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Resultados: categorias: adaptação à rotina e ao ambiente hospitalar, relação com o paciente, relação com a equipe, relação com colegas e relação com o professor. Considerações finais: a presença do professor, o companheirismo entre os colegas, a disponibilidade da equipe e reconhecimento do paciente foram considerados fatores importantes para o estudante.  O fórum online foi o recurso para socialização das vivências.

Biografia do Autor

Izis Leopoldino da Motta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Enfermeira. Graduada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ana Luísa Petersen Cogo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Publicado
2018-10-29
Como Citar
1.
Motta IL da, Cogo ALP. Relações interpessoais e sentimentos de acadêmicos em enfermagem na primeira prática hospitalar. J. nurs. health. [Internet]. 29º de outubro de 2018 [citado 23º de abril de 2024];8(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/11039
Seção
Artigos Originais/ Original Articles