Percepção das nutrizes acerca do valor útil do apoio ao aleitamento materno

Palavras-chave: Aleitamento materno, Valores sociais, Enfermagem, Enfermagem obstétrica

Resumo

Objetivo: analisar a valoração axiológica da mulher-nutriz quanto ao apoio no processo de lactação. Método: estudo de cunho social, exploratório, descritivo, qualitativo, realizado em maio e junho de 2014 no alojamento conjunto de um hospital universitário localizado em um município do Rio de Janeiro. Foram entrevistadas quinze mulheres-nutrizes internadas. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática e à Teoria dos Valores, de Max Scheler. Resultados: o valor identificado foi o valor útil do apoio ao aleitamento materno e do seu manejo como processo para o enfrentamento das dificuldades vivenciadas pelas nutrizes no início da amamentação. Conclusão: a valoração da amamentação é importante estratégia para a atuação profissional, permitindo intervir direta e eficazmente junto às nutrizes com ações para assegurar o sucesso da promoção e do apoio ao aleitamento materno.

Biografia do Autor

Valdecyr Herdy Alves, UFF
Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro - RJ, Brasil.
Stela Maris de Mello Padoin, UFSM
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Rio Grande do Sul - RS, Brasil.
Diego Pereira Rodrigues, Anhanguera Educacional
Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Professor Adjunto do Centro Universitário Anhanguera de Niterói do Curso de Enfermagem. Rio de Janeiro - RJ, Brasil.
Maria Bertilla Lutterbach Riker Branco, UFF
Enfermeira, Mestre em Materno-Infantil. Hospital Universitário Antônio Pedro, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil.
Giovanna Rosário Soanno Marchiori, Faculdade Novo Milênio
Enfermeira. Mestre em Saúde materno-infantil. Professora Adjunta da Faculdade Novo Milênio. Espírito Santo - ES, Brasil
Márcia Vieira dos Santos, UFF
Enfermeira. Mestre em Saúde Materno-Infantil, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, Brasil.
Publicado
2018-11-12
Como Citar
1.
Alves VH, Padoin SM de M, Rodrigues DP, Branco MBLR, Marchiori GRS, Santos MV dos. Percepção das nutrizes acerca do valor útil do apoio ao aleitamento materno. J. nurs. health. [Internet]. 12º de novembro de 2018 [citado 19º de abril de 2024];8(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/14166
Seção
Artigos Originais/ Original Articles