Quedas em idosos institucionalizados: ocorrência e consequências / Falls in institutionalized elderly: occurrence and consequences

Palavras-chave: Idoso, Institucionalização, Idoso fragilizado, Acidente por quedas

Resumo

Objetivo: investigar a ocorrência de quedas em idosos residentes em uma instituição de longa permanência. Método: estudo quantitativo, retrospectivo, exploratório, que revisou prontuários de idosos institucionalizados em Goiás, quanto à existência de quedas. Resultados: entre os 65 prontuários investigados, entre os anos 2014 a 2018, 32,3% tiveram registro de quedas, com recorrência de quedas em 47,6% dos idosos. Os principais agravos decorrentes das quedas foram ferimentos cortantes 32% e escoriações 14%. Conclusão: os agravos relacionados às quedas variaram entre lesões cutâneas a fraturas, reforçando a importância da implantação de protocolos, com vista à prevenção de quedas. A revisão dos prontuários demonstrou lacunas nos registros das informações, o que não permitiu a identificação de informações relativas aos horários das quedas, tipo de atendimento prestado e o desfecho desses casos.

Biografia do Autor

Lorrane Rodrigues Linder, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus do Araguaia.
Enfermeira pela Universidade Federal de Mato Grosso, campus do Araguaia
Izabella Chrystina Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso, campus do Araguaia.
Doutora em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso.
Satie Katagiri, Universidade Federal de Mato Grosso, campus do Araguaia
Doutora. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso, campus do Araguaia.
Priscilla Nicácio da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso
Mestre em Enfermagem pela Universidade de Brasília. Doutoranda em Enfermagem na Universidade de Brasília. Professora Assistente na Universidade Federal de Mato Grosso campus do Araguaia. 
Publicado
2020-04-02
Como Citar
1.
Linder LR, Rocha IC, Katagiri S, da Silva PN. Quedas em idosos institucionalizados: ocorrência e consequências / Falls in institutionalized elderly: occurrence and consequences. J. nurs. health. [Internet]. 2º de abril de 2020 [citado 28º de março de 2024];10(1). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/17729
Seção
Artigos Originais/ Original Articles