Grau de dependência em usuários de um centro de atenção psicossocial álcool e outras drogas / Degree of dependence in users of a psychosocial attencion center for alcohol and other drugs

Palavras-chave: Saúde mental, Alcoolismo, Tabagismo

Resumo

Objetivo: avaliar o grau de dependência de álcool e outras drogas de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas da região centro-sul de Sergipe. Método: estudo observacional-descritivo, quantitativo, com 50 usuários que frequentavam um centro de atenção psicossocial álcool e outra drogas, selecionados por conveniência. Os dados coletados, por meio de entrevista, foram tratados por estatística descritiva. Resultados: houve predominância do sexo masculino, faixa etária de 34 a 55 anos, solteiros, cor de pele preta, baixo nível de escolaridade e desempregados, sem moradia própria. O álcool foi a substância mais utilizada na vida, atualmente e de maior dependência. Apenas 40% dos usuários realmente necessitariam de atendimento em serviço especializado. Conclusão: se faz necessário adotar, no serviço especializado e na atenção básica, o uso de instrumentos de triagem dos usuários e melhorar a relação com a atenção básica, visando a reinserção social.

Biografia do Autor

Felipe Tavares de Andrade, Universidade Federal de Sergipe
Bacharel em enfermagem (2020) pela Universidade Federal de Sergipe. Pós-graduado em UTI geral e gestão da assistência intensiva ao paciente crítico (2020) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni).
Maria Eduarda dos Santos Neta, Universidade Federal de Sergipe
Bacharel em enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (2020).
Ana Caroline Rodrigues Lima, Universidade Federal de Sergipe
Mestra em Biologia Parasitária (2018) com concentração em Epidemiologia das Doenças Infecto-Parasitárias pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Especialista Residente em Saúde da Família também pela UFS (2016),Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho pelo Centro Universitário Internacional- (Uninter). Bacharel (2013) em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe.
Yasmin Camila Batista dos Santos Porto, Universidade Federal de Sergipe
Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Especialista em Saúde Mental pela Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Sergipe (2016). Desenvolveu projetos de pesquisa sobre educação sexual, estudos de gênero e sexualidade.Tem experiência em Saúde Mental; Redução de danos; Gestão em saúde; e Saúde Coletiva com ênfase no combate à DST, HIV/AIDS. Ex servidora das prefeituras de Aracaju - SE e Natal- RN. Atualmente é servidora do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás- UFG/EBSERH.
Allan Dantas dos Santos, Universidade Federal de Sergipe
Professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do Núcleo de Investigação em Saúde Coletiva - NISC/UFS. Bacharel em enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe.
Publicado
2020-07-22
Como Citar
1.
Andrade FT de, Neta ME dos S, Lima ACR, Porto YCB dos S, Santos AD dos. Grau de dependência em usuários de um centro de atenção psicossocial álcool e outras drogas / Degree of dependence in users of a psychosocial attencion center for alcohol and other drugs. J. nurs. health. [Internet]. 22º de julho de 2020 [citado 19º de abril de 2024];10(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/18505
Seção
Artigos Originais/ Original Articles