Discursos de mulheres e de profissionais de saúde sobre amamentação adotiva / Speeches of women and health professionals about adoptive breastfeeding

Palavras-chave: Aleitamento materno, Adoção, Bancos de leite, Saúde da mulher, Pessoal de saúde

Resumo

Objetivo: analisar os discursos de mulheres que desejam adotar uma criança e dos profissionais de um banco de leite do nordeste brasileiro acerca do processo de amamentação. Método: estudo qualitativo, exploratório e descritivo, sob o enfoque da Teoria do Amadurecimento Pessoal, com três mulheres pretendentes à adoção e 13 profissionais de saúde, através de entrevistas semiestruturadas, tratadas pela Análise de Discurso. Resultados: há uma lacuna no que se refere à propagação de conhecimentos sobre a temática, pois é diluída no contexto da relactação. Esse processo, além das técnicas, requer motivação da mãe. Conclusões: a falta de capacitação dos profissionais e maior propagação da possibilidade da lactação adotiva se apresentam como desafios a serem superados, sugerindo-se que o tema seja abordado nos cursos de formação para pais e profissionais de saúde.

Biografia do Autor

Bruna Ruana da Silva Nunes, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
Graduação em Psicologia. Especialista em Gestão em Saúde e Residência em Saúde da Família pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Secretária Executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade de Petrolina-PE.
Mônica Cecília Pimentel de Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
Graduação em Enfermagem. Doutora em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde com Associação entre UFRGS/UFSM/FURG. Docente em Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina-PE, Brasil.
Sílvia Raquel Santos de Morais, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
Graduação em Psicologia. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente em Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina-PE, Brasil.
Khesia Kelly Cardoso Matos, Faculdade de Tecnologia e Ciêcias (UNIFTC).
Graduação em Enfermagem. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Docente em Enfermagem pela Faculdade de Tecnologia e Ciêcias (UNIFTC). Petrolina-PE, Brasil.
Publicado
2021-04-26
Como Citar
1.
Nunes BR da S, de Melo MCP, Morais SRS de, Matos KKC. Discursos de mulheres e de profissionais de saúde sobre amamentação adotiva / Speeches of women and health professionals about adoptive breastfeeding. J. nurs. health. [Internet]. 26º de abril de 2021 [citado 19º de abril de 2024];11(2). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/19281
Seção
Artigos Originais/ Original Articles