Tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde acerca do coronavírus: relato de experiência / Information and communication technologies applied to health education related to coronavirus: experience report

Palavras-chave: Descritores, Educação em saúde, Infecções por coronavírus, Tecnologia da informação, Categorias de trabalhadores, Relatos de casos

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de docentes da Universidade Federal de Pelotas quanto ao uso de tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de atividades de educação em saúde para trabalhadores do transporte individual de passageiros e entregadores, quanto à prevenção do coronavírus. Método: relato de experiência sobre ação de educação em saúde, realizada entre abril e maio de 2020, utilizando-se infográficos e podcasts como material educativo que foram disseminados por intermédio de redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas de texto para celulares. Resultados: os materiais educativos sobre as medidas de prevenção ao coronavírus foram produzidos pelos docentes e disponibilizados online para as associações e sindicatos de motoristas de Pelotas e outras regiões do Brasil. Conclusões: a ação foi considerada bem-sucedida, em virtude da ampla difusão do material produzido para diferentes regiões do Brasil.

Biografia do Autor

Deisi Cardoso Soares, Universidade Federal de Pelotas
Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Enfermeira. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFPel.
Diana Cecagno, Universidade Federal de Pelotas
Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Fundação Universidade Federal de Rio Grande. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel.
Lenice de Castro Muniz de Quadros, Universidade Federal de Pelotas
Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Enfermeira. Doutora em Epidemiologia pelo Programa de Pós Graduação em Epidemiologia da UFPel.
Lílian Moura de Lima Spagnolo, Universidade Federal de Pelotas
Professora do Departamento de Enfermagem Hospitalar na Rede de Atenção à Saúde da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Enfermeira. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFPel. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel.
Tuany Nunes Cunha, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Bacharel em enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestranda em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFPel. Bolsista CAPES.
Fabiano Milano Fritzen, Universidade Federal de Pelotas
Professor adjunto do Departamento de Administração da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande e doutorando no Programa de Pós-graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS).
Publicado
2020-09-23
Como Citar
1.
Soares DC, Cecagno D, Quadros L de CM de, Spagnolo LM de L, Cunha TN, Fritzen FM. Tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde acerca do coronavírus: relato de experiência / Information and communication technologies applied to health education related to coronavirus: experience report. J. nurs. health. [Internet]. 23º de setembro de 2020 [citado 24º de abril de 2024];10(4). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/19283
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report