Perfil sociodemográfico e clínico de pacientes com doenças cardiovasculares em um hospital geral / Sociodemographic and clinical profile of patients with cardiovascular disorders in a general hospital

Palavras-chave: Doenças cardiovasculares, Infarto do miocárdio, Acidente vascular cerebral

Resumo

Objetivo: traçar o perfil sociodemográfico e clínico de pacientes com doenças cardiovasculares. Método: estudo observacional, descritivo, com amostra por conveniência de 50 pacientes com doenças cardiovascular, internados nos serviços de cardiologia e neurologia de hospital de Curitiba, Paraná. Os dados foram coletados por meio de instrumento estruturado de junho de 2018 a janeiro de 2019 e analisado por estatística descritiva. Resultados: verificou-se que 68% dos participantes eram homens, 84% com idade entre 51 e 60 anos, 58% brancos, 78% procedentes de Curitiba e região, 52% com baixa escolaridade. Observou-se que 58% não praticavam atividade física, 52% eram tabagistas; 40% afirmaram ingerir bebida alcoólica, 58% com renda familiar de até um salário mínimo. Dos participantes 58% tinham antecedentes familiares de alterações cardiovasculares, 84% eram hipertensos, 78% faziam uso de polifarmácia. Conclusão: o perfil dos pacientes com doenças cardiovasculares está caracterizado pela falta de hábitos saudáveis dos participantes, hipertensão e fragilidade social. 

Biografia do Autor

Taisa Tatiana de Souza Santos, Universidade Federal do Paraná
Enfermeira. Residente do Programa de Atenção Cardiovascular, Complexo Hospital de Clínicas, Universidade Federal do Paraná.
Marcio Roberto Paes, Universidade Federal do Paraná
Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná
Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho, Universidade Federal do Paraná
Médico. Mestre em Cardiologia. Professor Assistente do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Paraná
Liney Franklin Silva Tavares de Almeida, Universidade Federal do Paraná
Enfermeira. Residente do Programa de Atenção Cardiovascular, Complexo Hospital de Clínicas, Universidade Federal do Paraná.
Vanessa Luciana Macedo, Universidade Federal do Paraná
Enfermeira. Preceptora da Residencia do Programa de Atenção Cardiovascular, Complexo Hospital de Clinicas UFPR
Fabio Henrique da Silva, Universidade Federal do Paraná
Enfermeiro. Especialista em saúde da mulher. Universidade Federal do Paraná.
Publicado
2021-02-26
Como Citar
1.
Santos TT de S, Paes MR, Hanna Sobrinho MIA, Almeida LFST de, Macedo VL, Silva FH da. Perfil sociodemográfico e clínico de pacientes com doenças cardiovasculares em um hospital geral / Sociodemographic and clinical profile of patients with cardiovascular disorders in a general hospital. J. nurs. health. [Internet]. 26º de fevereiro de 2021 [citado 20º de abril de 2024];11(1). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/19369
Seção
Artigos Originais/ Original Articles