Configuração da rede de assistência às pessoas com estomia: interface do cuidado continuado

  • Bruna Sodré SIMON UFSM
  • Maria Denise SCHIMITH UFSM
  • Celso Leonel SILVEIRA Hospital Universitário de Santa Maria
  • Maria de Lourdes Denardin BUDÓ UFSM
  • Maria Elizete Nunes da SILVA Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria
  • Raquel Pötter GARCIA UFPel
Palavras-chave: Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar a produção do conhecimento acerca da rede de assistência ao sujeito com estomia. Método: revisão integrativa com coleta dos dados em agosto de 2013, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e National Library of Medicine, com os descritores “estomia” e “apoio social”, “estomia” e “continuidade da assistência ao paciente”, e “estomia”. Utilizaram-se como limites estudos com seres humanos e recorte temporal de 1990 a 2012. Resultados: com análise temática emergiram dois núcleos de sentidos: “assistência à pessoa com estomia: cuidado compartilhado entre a equipe multiprofissional e a família” e “apoio social: estímulo à convivência comunitária.”. Considerações finais: a enfermagem se destaca, tanto no cuidado prestado como no quantitativo das publicações. Percebeu-se que a assistência é ofertada por uma rede multiprofissional e por uma, não profissional, com particularidades, relevâncias, não conectadas entre si, e dificultando a continuidade da assistência. 

Biografia do Autor

Bruna Sodré SIMON, UFSM
Enfermeira.Professora Substituta do Departamento de Enfermagem da UFSM. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM. Bolsista Capes-DS. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem/UFSM.
Maria Denise SCHIMITH, UFSM
Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pelo Dinter Novas Fronteiras Unifesp/EEAN/UFSM. Professora do Departamento de Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem/UFSM.
Celso Leonel SILVEIRA, Hospital Universitário de Santa Maria
Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem/UFSM.
Maria de Lourdes Denardin BUDÓ, UFSM
Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada II do Departamento de Enfermagem e PPGEnf da UFSM. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem/UFSM
Maria Elizete Nunes da SILVA, Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria
Enfermeira. Estomaterapeuta pela Universidade de São Paulo. Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria.
Raquel Pötter GARCIA, UFPel
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFSM. Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel. Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM e do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN) da UFPel.
Publicado
2013-11-09
Como Citar
1.
SIMON BS, SCHIMITH MD, SILVEIRA CL, BUDÓ M de LD, da SILVA MEN, GARCIA RP. Configuração da rede de assistência às pessoas com estomia: interface do cuidado continuado. J. nurs. health. [Internet]. 9º de novembro de 2013 [citado 23º de abril de 2024];4(1):65-6. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3394
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review