Relato de experiência de uma estudante de enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas

  • Bruna Luana de Lima CAVALCANTE Centro Universitário CESMAC
  • Uirassú Tupinambá SILVA DE LIMA Centro Universitário CESMAC
Palavras-chave: Saúde, Enfermagem Saúde do Adulto, Saúde do Idoso, Avaliação de Serviços.

Resumo

Relato de experiência de estágio curricular não obrigatório, realizado em um consultório de enfermagem especializado em tratamento de feridas da cidade de Maceió, no período de abril a dezembro de 2010. Utilizou-se das seguintes técnicas de coleta de dados: diário de estágio, observação estruturada (pesquisador participante), consulta à ficha de atendimento clínico, participação nas atividades clínicas/gerenciais, análise da estrutura física do consultório, consulta a órgãos públicos normatizadores e regulamentadores de serviços de saúde. Este artigo tem como objetivo apresentar as experiências e as atividades vividas durante o estágio. Nos resultados foi possível relatar a assistência do enfermeiro no consultório, o perfil clínico dos pacientes, citar as diferentes formas de tratamento disponíveis e descrever alguns aspectos gerenciais da constituição e implementação de um consultório de enfermagem. A experiência foi significativa, sinalizando que o cenário em questão é muito importante como campo de dispersão para o alunado de enfermagem que busca ampliar seus conhecimentos na área de dermatologia e da estomaterapia. Descritores: relato de experiência; consultório de enfermagem; tratamento de feridas.

Biografia do Autor

Bruna Luana de Lima CAVALCANTE, Centro Universitário CESMAC
Enfermeiranda do 9o período da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FCBS - CESMAC.
Uirassú Tupinambá SILVA DE LIMA, Centro Universitário CESMAC
Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário CESMAC (1996) e em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Alagoas (2000). Especialista em Fisiologia do Envelhecimento e Gerontologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2001), em Metodologia do Ensino Superior pela UFAL (2000). Professor do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde do CESMAC. Mestrando em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.
Publicado
2012-09-24
Como Citar
1.
CAVALCANTE BL de L, SILVA DE LIMA UT. Relato de experiência de uma estudante de enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J. nurs. health. [Internet]. 24º de setembro de 2012 [citado 29º de março de 2024];2(1):94-103. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3447
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report