Contexto histórico da Enfermagem a partir de 2000

  • Caroline de Leon LINCK UFSM/CESN
  • Caroline Vasconcellos LOPES UFPel
  • Tatiane Machado da SILVA UFPel
  • Patrícia Cunha BRILL UCPel
  • Celmira LANGE UFPel
  • Eda SCHWARTZ UFPel
  • Aline Machado FEIJÓ UFPel
  • Maria Cecília Lorea LEITE UFPel
Palavras-chave: Enfermagem, Ensino, pesquisa

Resumo

Este artigo pretende desenvolver uma breve reflexão sobre o contexto histórico da Enfermagem a partir de 2000, apoiando-se na literatura publicada. Para tal, pontua questões relativas ao ensino e à pesquisa, enfatizando a importância das Instituições de Ensino Superior como formadoras de cidadãos, e a necessidade de atrelar a teoria à prática. Ressalta que as pesquisas precisam ser realizadas em conjunto entre enfermeiros assistenciais e docentes. Acentua, também, que os enfermeiros procuram a visibilidade profissional por meio de uma postura autônoma baseada no saber científico e crítico.  Enfatiza que os enfermeiros têm buscado, nos últimos anos, o avanço e a consolidação do conhecimento produzido, além da utilização, validação e divulgação destes saberes. O fortalecimento do saber científico da Enfermagem se refletirá no cuidado prestado ao ser humano, promovendo a visibilidade desta profissão. Considera-se relevante o enfermeiro participar de forma ativa no processo de construção das políticas de saúde, ocupar cargos de destaque, possibilitando à sociedade uma nova visão acerca dos profissionais da Enfermagem.

Biografia do Autor

Caroline de Leon LINCK, UFSM/CESN
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFPel. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Escola de Enfermagem da UFRGS. Professora Assistente da UFSM/Centro de Educação Superior Norte
Caroline Vasconcellos LOPES, UFPel
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFPel. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Enfermeira da Prefeitura Municipal de Pelotas.
Tatiane Machado da SILVA, UFPel
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelaUFPel. Técnico-Administrativo da UFPel.
Patrícia Cunha BRILL, UCPel
Enfermeira especialista. Enfermeira assistencial do Hospital Universitário São Francisco de Paulada UCPel.
Celmira LANGE, UFPel
Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da UFPel.
Eda SCHWARTZ, UFPel
Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da UFPel.
Aline Machado FEIJÓ, UFPel
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFPel. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Enfermeira. Enfermeira do Hemocentro Regional de Pelotas. Orientadora da Especialização em Saúde da Família EaD, UnA-SUS, UFPel.
Maria Cecília Lorea LEITE, UFPel
Doutora. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFPel.
Publicado
2013-06-05
Como Citar
1.
LINCK C de L, LOPES CV, SILVA TM da, BRILL PC, LANGE C, SCHWARTZ E, FEIJÓ AM, LEITE MCL. Contexto histórico da Enfermagem a partir de 2000. J. nurs. health. [Internet]. 5º de junho de 2013 [citado 26º de abril de 2024];2(2):446-52. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3461
Seção
Artigo de Atualização/ Update Article