“Hoje trabalho para mim”: o cuidado em assentamentos rurais conectado à terra, trabalho e moradia

  • Simone WÜNSCH UFSM e SMS
  • Maria de Lourdes Denardin BUDÓ UFSM
  • Bruna Sodré SIMON UFSM
  • Raquel Pötter GARCIA UFSM
  • Margot Agathe SEIFFERT UFSM
  • Luciana Griebeler OLIVEIRA Universidade Regional Integrada-URI
Palavras-chave: População rural, Assentamentos rurais, Enfermagem

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção de cuidado nas famílias de um assentamento rural. Métodos: estudo qualitativo, de natureza etnográfica na enfermagem denominada etnoenfermagem. Utilizou-se o Modelo Observação-Participação-Reflexão. Os dados foram registrados em um diário de campo e coletados no período de fevereiro a maio de 2011. A coleta foi finalizada quando os dados responderam aos objetivos propostos. O número de famílias acompanhadas delimitou-se em quatro famílias. A análise ocorreu baseada no Guia das Fases de Análise dos Dados da Etnoenfermagem. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria, sob o número 0356.0.243.000-10. Resultados: as famílias assentadas relacionam o cuidado com suas histórias de vida, principalmente a luta e aquisição da terra, o trabalho e a moradia. Considerações Finais: o estudo revela que as famílias assentadas consideram como elementos essenciais em suas vidas a terra, o trabalho e a moradia, constituindo-os em sinônimos de cuidado.

Biografia do Autor

Simone WÜNSCH, UFSM e SMS
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFSM. Enfermeira em UBSF São Luiz Gonzaga/RS. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Maria de Lourdes Denardin BUDÓ, UFSM
Enfermeira Doutora em Enfermagem, Professora Associada do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem
Bruna Sodré SIMON, UFSM
Enfermeira. Professora Substituta do Departamento de Enfermagem da UFSM. Mestranda do PPGEnf/UFSM. Bolsista CAPES
Raquel Pötter GARCIA, UFSM
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFSM. Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel. Bolsista CAPES.
Margot Agathe SEIFFERT, UFSM
Enfermeira. Mestranda do PPGEnf/UFSM.
Luciana Griebeler OLIVEIRA, Universidade Regional Integrada-URI
Enfermeira Especialista em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Mulher. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Publicado
2013-08-01
Como Citar
1.
WÜNSCH S, BUDÓ M de LD, SIMON BS, GARCIA RP, SEIFFERT MA, OLIVEIRA LG. “Hoje trabalho para mim”: o cuidado em assentamentos rurais conectado à terra, trabalho e moradia. J. nurs. health. [Internet]. 1º de agosto de 2013 [citado 28º de março de 2024];2(2):420-8. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3475
Seção
Artigos Originais/ Original Articles