Rede de apoio social dos usuários de crack em Pelotas-RS1

  • Vania Dias CRUZ Universidade Federal de Pelotas
  • Raquel Ziemann CAMPOS Universidade Federal de Pelotas
  • Patrick Mattos SILVA Universidade Federal de Pelotas
  • Maria do Carmo Lesdesma Al ALAM Universidade Federal de Pelotas
  • Gilberto Lucena GOULART Universidade Federal de Pelotas
  • Michele Mandagará OLIVEIRA Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Cocaína crack, Rede social, Usuários de drogas

Resumo

Objetivo: conhecer a rede de apoio social dos usuários de crack do município de Pelotas-RS. Materiais e Métodos: foram entrevistados 25 usuários ou ex-usuários (crack) de ambos os sexos, maiores de 18 anos e residentes no município. O levantamento de dados ocorreu durante o mês de janeiro de 2012 e o instrumento para coleta foi constituído de uma entrevista semiestruturada. A análise das questões foi embasada na análise temática de Minayo. Resultados e Discussão: os resultados apontam uma população de adultos jovens, brancos, solteiros, baixa escolaridade e sem vínculo empregatício formal. Alguns entrevistados citaram ocorrência de eventos relacionais desfavoráveis em relação ao vínculo família que poderiam ter contribuído para o início do uso das drogas. Percebeu-se que grande parte dos usuários cria regras de consumo: identificou-se um círculo de amizades somente para uso de drogas e outro diferente para recorrer quando necessitam de apoio. Conclusão: a rede de familiares, amigos e companheiros dos usuários de crack parecem frágeis. Percebeu-se que os serviços de saúde disponíveis no município não são atrativos para os usuários de crack, portanto não suprem as suas necessidades.

Biografia do Autor

Vania Dias CRUZ, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Mestranda PPGEnf pela UFPEL. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Cursando Especialização em Atenção Psicossocial no Âmbito do Sistema Único de Saúde FEN-UFPEL/MS
Raquel Ziemann CAMPOS, Universidade Federal de Pelotas
Psicóloga. Mestranda PPGEnf pela UFPEL. Cursando Especialização em Atenção Psicossocial no Âmbito do Sistema Único de Saúde FEN-UFPEL/MS.
Patrick Mattos SILVA, Universidade Federal de Pelotas
Biólogo. Cursando de Especialização em Atenção Psicossocial no Âmbito do Sistema Único de saúde FEN-UFPEL/MS.
Maria do Carmo Lesdesma Al ALAM, Universidade Federal de Pelotas
Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde. Especialista em reabilitação psicossocial -UFPEL. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf).
Gilberto Lucena GOULART, Universidade Federal de Pelotas
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Aluno do Curso de Especialização em Atenção Psicossocial no Âmbito do Sistema Único de Saúde FEN-UFPEL/MS.
Michele Mandagará OLIVEIRA, Universidade Federal de Pelotas
Professora Doutora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2012-09-24
Como Citar
1.
CRUZ VD, CAMPOS RZ, SILVA PM, ALAM M do CLA, GOULART GL, OLIVEIRA MM. Rede de apoio social dos usuários de crack em Pelotas-RS1. J. nurs. health. [Internet]. 24º de setembro de 2012 [citado 19º de abril de 2024];20:127-40. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3492
Seção
Artigos Originais/ Original Articles