Ambiente, saúde e qualidade de vida: uma reflexão teórica

  • Francine Pereira ANDRADE Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Brasil.
  • Viviane -- GOMES
  • Flávio Aranalde WENZEL
  • Rosani Manfrin MUNIZ
  • Renata Cunha da SILVA
Palavras-chave: Saúde, Qualidade de Vida, Ambiente, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: desenvolver uma reflexão teórica acerca dos conceitos: “ambiente”, “saúde” e “qualidade de vida”. Métodos: trata-se de uma reflexão teórica fundamentada em uma revisão bibliográfica de livros, artigos, teses e dissertações sobre os temas “saúde”, “qualidade de vida” e “ambiente”. Resultados: pode-se inferir que somente através da quebra dos atuais padrões de consumo e uma redefinição das necessidades humanas básicas poderemos usufruir da saúde e qualidade de vida em comunhão com a qualidade ambiental. Considerações Finais: acredita-se que um efetivo estabelecimento de medidas de manutenção da estabilidade do ambiente desejável, bem como a fiscalização destas aplicações na prática, é um dos possíveis caminhos para a compatibilidade da subsistência do ser humano com a sua melhor qualidade de vida.

Biografia do Autor

Francine Pereira ANDRADE, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Brasil.
Enfermeira. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Endereço: Rua Andrade Neves, 2469. CEP: 96020-080. Pelotas/RS. Telefone: (53) 3025-4587.
Viviane -- GOMES
Enfermeira. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Flávio Aranalde WENZEL
Advogado. Pós-graduando em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Pelotas.
Rosani Manfrin MUNIZ
Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental. Docente do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Renata Cunha da SILVA
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2013-06-05
Como Citar
1.
ANDRADE FP, GOMES V--, WENZEL FA, MUNIZ RM, da SILVA RC. Ambiente, saúde e qualidade de vida: uma reflexão teórica. J. nurs. health. [Internet]. 5º de junho de 2013 [citado 29º de março de 2024];3(1):93-9. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3504
Seção
Artigo de Atualização/ Update Article