Interface entre os diferentes níveis de atenção à saúde: o desafio da complementaridade

  • Maria Denise SCHIMITH Universidade Federal de Santa Maria
  • Bruna Sodré SIMON Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Cristina Passarella BRÊTAS Unifesp
  • Dyan Jamilles Teixeira BRUM UFSM
  • Maria de Lourdes Denardin BUDÓ UFSM
  • Sueli Goi BARRIOS Ministério da Saúde
  • Tifany Colomé LEAL UFSM
Palavras-chave: Sistema único de saúde, continuidade do cuidado, enfermagem, participação do paciente.

Resumo

Objetivo: identificar, na produção científica, aspectos pesquisados sobre a interface entre os diferentes níveis de atenção à saúde. Métodos: revisão integrativa, realizada no período entre 1990 e 2012, com dados coletados nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Literatura Internacional em Ciências da Saúde com os descritores: referência e consulta; continuidade da assistência ao paciente; acesso aos serviços de saúde; e a palavra “itinerário”. As buscas ocorreram no mês de maio de 2013. Resultados: foram agrupados em núcleos de sentido: relações entre os serviços e entre os profissionais de saúde e usuários; organização dos serviços de saúde; participação dos usuários nos serviços de saúde; e educação permanente. Considerações Finais: a continuidade da atenção depende das relações entre trabalhadores e usuários e da corresponsabilização pelo cuidado. Propõe-se uma reflexão acerca da formação profissional que desencadeie interdisciplinaridade e participação do usuário na construção da rede. 

Biografia do Autor

Maria Denise SCHIMITH, Universidade Federal de Santa Maria
Enfermeira. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente da Universidade Federal de Santa Maria.
Bruna Sodré SIMON, Universidade Federal de Santa Maria
Enfermeira, Mestranda do PPGEnf da UFSM, Professora Substituta do Dpto de Enfermagem da UFSM
Ana Cristina Passarella BRÊTAS, Unifesp
Enfermeira. Professora associada da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, SP, Brasil. Doutora em Enfermagem pela Unifesp.
Dyan Jamilles Teixeira BRUM, UFSM
Acadêmica do oitavo semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSM. Bolsista FIEX. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.
Maria de Lourdes Denardin BUDÓ, UFSM
Doutora em Enfermagem pela. Professora Associada do Departamento de Enfermagem e PPGEnf da UFSM. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.
Sueli Goi BARRIOS, Ministério da Saúde
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFSM. Servidora do Ministério da Saúde, atuando no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Região Centro do RS.
Tifany Colomé LEAL, UFSM
Acadêmica do sétimo semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSM. Bolsista FIEX. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.
Publicado
2014-04-14
Como Citar
1.
SCHIMITH MD, SIMON BS, BRÊTAS ACP, BRUM DJT, BUDÓ M de LD, BARRIOS SG, LEAL TC. Interface entre os diferentes níveis de atenção à saúde: o desafio da complementaridade. J. nurs. health. [Internet]. 14º de abril de 2014 [citado 28º de março de 2024];4(2):165-76. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3549
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review