Perfil de doentes crônicos de um serviço de internação domiciliar da Região Sul do Brasil

  • Melissa Agostini LAMPERT Universidade Federal de Santa Maria
  • Cecilia Maria BRONDANI universidade Federal de Santa Maria
  • Liamar DONATI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Salete de jesus souza RIZZATTI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Lidiane Glaciele CEREZER UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Fabricio Moretto BOTTEGA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Palavras-chave: Doença crônica, Serviços de assistência domiciliar, Equipe de assistência ao paciente.

Resumo

Objetivo: identificar o perfil sociodemográfico e clínico dos doentes crônicos atendidos em um serviço de internação domiciliar do Sul do Brasil. Métodos: estudo quantitativo, transversal e descritivo. Realizado com pacientes de um serviço de internação domiciliar, no período de 01 de setembro de 2011 a 31 de agosto de 2012, a partir da análise de dados de protocolo de avaliação. Resultados: foram atendidos 111 pacientes, com idade média de 58 anos, com predomínio de jovens e adultos, baixa escolaridade, renda familiar de um salário mínimo e tempo médio de internação de 45,23 dias. As doenças que motivaram a internação foram as neoplasias (26,45%) e o acidente vascular encefálico (24,79%). Em relação ao desfecho, 62,8% dos pacientes tiveram alta do serviço com melhora do quadro. Conclusão: a análise do perfil destes pacientes pode contribuir para o planejamento de intervenções que considere a diversidade local, buscando um enfrentamento diferenciado das necessidades.

Biografia do Autor

Melissa Agostini LAMPERT, Universidade Federal de Santa Maria
Médica do Hospital Universitário de Santa Maria. Doutora em Clinica Médica, área de concentração em Geriatria PUCRS, Professora Adjunta do Departamento de Clínica Médica. Líder do Grupo de Pesquisa Abordagem Interdisciplinar do Doente Crônico. Endereço: Rua das Bergamoteiras 390. Bairro Juscelino Kubistchek. CEP: 97035140.
Cecilia Maria BRONDANI, universidade Federal de Santa Maria
Enfermeira assistencial do Hospital Universitário de Santa Maria. Doutoranda do DINTER-Novas Fronteiras-UFSM, UNIFESP, EEAN. Membro dos Grupos de Pesquisa: Cuidado, Saúde e Enfermagem e Abordagem Interdisciplinar do Doente Crônico.
Liamar DONATI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Assistente Social do Hospital Universitário de Santa Maria. Especialista em Saúde da Familia. Membro do Grupo de Pesquisa Abordagem Interdisciplinar do Doente Crônico.
Salete de jesus souza RIZZATTI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Enfermeira assistencial do Hospital Universitário de Santa Maria. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf). Membro dos Grupos de Pesquisa: Cuidado, Saúde e Enfermagem e Abordagem Interdisciplinar do Doente Crônico.
Lidiane Glaciele CEREZER, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Fisioterapeuta do Hospital Universitário de Santa Maria.  Especialista em fisioterapia Cardiorrespiratória. Membro do Grupo de Pesquisa Abordagem Interdisciplinar do Doente
Fabricio Moretto BOTTEGA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Aluno de graduação de Ciências da Computação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista PROIC-HUSM.
Publicado
2014-04-14
Como Citar
1.
LAMPERT MA, BRONDANI CM, DONATI L, RIZZATTI S de jesus souza, CEREZER LG, BOTTEGA FM. Perfil de doentes crônicos de um serviço de internação domiciliar da Região Sul do Brasil. J. nurs. health. [Internet]. 14º de abril de 2014 [citado 26º de abril de 2024];3(2):147-56. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3554
Seção
Artigos Originais/ Original Articles