Grupos na atenção primária à saúde da criança: perspectiva da cuidadora

  • Tirza LTUZ UFPel
  • Adelita Campos ARAÚJO UCPel
  • Deisi Cardoso SOARES UFPel
Palavras-chave: saúde, atenção básica, saúde da criança

Resumo

Objetivo: descrever a percepção das mães sobre um grupo de puericultura. Métodos: pesquisa realizada em 2011, por meio de entrevista, com oito mães que participaram do grupo de puericultura numa Unidade Básica de Saúde na cidade de Pelotas-RS. Os dados foram tratados por análise temática e o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: evidenciou-se o grupo como uma oportunidade de ampliar conhecimentos, aprender a observar melhor seus filhos, influenciando na maneira de cuidá-los, não mais aplicando apenas os saberes empíricos, mas com embasamento científico e relatos de experiências recebidas em um ambiente propício. Considerações finais: este trabalho contribui para a reflexão de profissionais da saúde, sobre as estratégias utilizadas para aprimorar o atendimento prestado e delinear seus objetivos para com o público materno-infantil, com vistas a atingir a integralidade em suas ações. 

Biografia do Autor

Tirza LTUZ, UFPel
Enfermeira (UFPel), Mestre Enfermagem (FURG), Professora Assistente I do Centro de Ciências da Vida e da Saúde da UCPel.
Publicado
2014-05-18
Como Citar
1.
LTUZ T, ARAÚJO AC, SOARES DC. Grupos na atenção primária à saúde da criança: perspectiva da cuidadora. J. nurs. health. [Internet]. 18º de maio de 2014 [citado 19º de abril de 2024];4(1):15-6. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3555
Seção
Artigos Originais/ Original Articles