Prevalência dos diagnósticos de enfermagem em idosos residentes em Instituição de Longa Permanência

  • Maria Izabel Penha de Oliveira SANTOS UEPA
  • Dayseanne Costa VIEIRA Universidade do Estado do Pará
  • Eliene Abreu de CASTRO UEPA
Palavras-chave: Idoso, Instituição de longa permanência para idosos, Enfermagem

Resumo

Objetivo: identificar os diagnósticos de enfermagem reais e de riscos mais prevalentes em idosos residentes em uma instituição para idosos. Métodos: epidemiológico, transversal e descritivo, com 59 idosos, de uma instituição de longa permanência. Utilizaram-se avaliação de enfermagem gerontológica, testes de Mini-Avaliação Cognitiva e Time Get Up and Go para avaliação do equilíbrio e marcha, analisados através do software SPSS 18.0. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UEPA sob o Protocolo nº 279.972. Resultados: predominância feminina, idade média de 81,2 anos e baixa escolaridade. Encontraram-se 41 diagnósticos de enfermagem reais e quatro de riscos, com prevalência para dentição prejudicada, memória prejudicada, riscos de queda e solidão. Conclusões: os diagnósticos encontrados podem estar relacionados com a idade avançada, sobretudo os de risco capazes de gerar incapacidades; percebeu-se a importância do enfermeiro sistematizar seu processo de trabalho com o objetivo de ter suas ações mais direcionadas para cuidados especificos.

Biografia do Autor

Maria Izabel Penha de Oliveira SANTOS, UEPA
Doutora.Docente da Universidade do Estado do Pará. Departamento Enfermagem Hosptitalar. Área: Saúde do Idoso.LIder do Grupo de Pesquisa sobre Saúde do Idoso da Amazônia (GESIAMA)
Dayseanne Costa VIEIRA, Universidade do Estado do Pará
Enfermeira graduada pela UEPA. Bolsista de iniviação científica. Membro do Grupo de Pesquisa sobre a Saúde do Idoso da Amazonia(GESIAMA).
Eliene Abreu de CASTRO, UEPA
Enfermeira. Graduada pela Universidade do Estado do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa GESIAMA.
Publicado
2014-04-16
Como Citar
1.
SANTOS MIP de O, VIEIRA DC, CASTRO EA de. Prevalência dos diagnósticos de enfermagem em idosos residentes em Instituição de Longa Permanência. J. nurs. health. [Internet]. 16º de abril de 2014 [citado 20º de abril de 2024];3(2):157-69. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3715
Seção
Artigos Originais/ Original Articles