Dimensão psicossocial do cuidado em saúde mental realizado pela família no domicílio

  • Eliane LAVALL
  • Agnes OLSCHOWSKY

Resumo

Objetivo: apresentar a avaliação do cuidado em saúde mental realizado no domicílio pela família na dimensão psicossocial. Métodos: estudo avaliativo, qualitativo, tipo estudo de caso. Os sujeitos do estudo foram 10 familiares, com boas condições de comunicação e vínculo com a Estratégia Saúde da Família em estudo. Coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas entre 11 de agosto à 09 de outubro de 2009, sendo submetidos a análise do Método Comparativo Constante. O projeto foi aprovado pelo CEP da prefeitura municipal de Porto Alegre pelo parecer 371. Resultados: a dimensão psicossocial aparece como um organizador do cuidado em saúde mental realizado no domicílio, integrando aspectos como: proximidade e relação de trocas, dedicação, responsabilidade, cidadania, autonomia, desenvolvimento das capacidades, lazer, inserção social. Considerações finais: o cuidado no domicílio possibilita a construção de um cuidado ampliado a integral, devendo ser valorizado e incorporado à construção da atenção psicossocial.

Biografia do Autor

Eliane LAVALL
Eliane Lavall. Enfermeira. Mestre em enfermegem pela UFRGS. Especialização e residência em Saúde Mental coletiva pela Ufrgs. Docente na UNIVATES. 
Agnes OLSCHOWSKY
Agnes Olschowsly. Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela EERP-USP. Professora titular da Escolda de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Publicado
2014-07-17
Como Citar
1.
LAVALL E, OLSCHOWSKY A. Dimensão psicossocial do cuidado em saúde mental realizado pela família no domicílio. J. nurs. health. [Internet]. 17º de julho de 2014 [citado 19º de abril de 2024];3(2):233-45. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3716
Seção
Artigos Originais/ Original Articles