Satisfação no trabalho em oncologia: uma revisão integrativa da literatura

  • Letícia de Lima TRINDADE UDESC
  • Maiara BORDIGNON UDESC
  • Lucimare FERRAZ UDESC
Palavras-chave: Oncologia, Satisfação no trabalho, Garantia da qualidade dos cuidados de saúde, Pessoal de saúde.

Resumo

Objetivo: conhecer como a literatura científica tem abordado a satisfação no trabalho em oncologia.  Métodos: estudo bibliográfico e descritivo, baseado nas diretrizes da revisão integrativa da literatura de Ganong. Os manuscritos foram coletados mediante acesso à Biblioteca Virtual em Saúde e selecionados seguindo-se critérios de elegibilidade. Resultados: a amostra compôs-se de 13 estudos, predominantemente em inglês. Identificaram-se motivos de (in)satisfação na assistência em oncologia e percebeu-se a associação destas com aspectos de prazer e sofrimento dos profissionais da saúde. Considerações finais: constatou-se a importância da valorização da subjetividade do trabalhador, para assim, intervir no ambiente e processo de trabalho como forma de promover a satisfação profissional e melhorar a qualidade do cuidado. 

Biografia do Autor

Letícia de Lima TRINDADE, UDESC
Enfemeira, Doutora em Enfermagem, Docente no Departamento de Enfermagem da UDESC e no Mestrado em Ciências da Saúde da Unochapecó. 
Maiara BORDIGNON, UDESC
Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Bolsista de Iniciação Científica no Grupo de Estudos Sobre Saúde e Trabalho (GESTRA/UDESC).
Lucimare FERRAZ, UDESC
Enfermeira, Doutora em Saúde Coletiva, Docente no Departamento de Enfermagem da UDESC e no mestrado em Ciências da Saúde da Unochapecó.
Publicado
2014-10-27
Como Citar
1.
TRINDADE L de L, BORDIGNON M, FERRAZ L. Satisfação no trabalho em oncologia: uma revisão integrativa da literatura. J. nurs. health. [Internet]. 27º de outubro de 2014 [citado 20º de abril de 2024];4(2):177-85. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3868
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review