Sexualidade na terceira idade: percepção de homens idosos de uma estratégia de saúde da família

  • Tessa Chagas PEIXER Universidade Federal de Pelotas
  • Teila CEOLIN Universidade Federal de Pelotas
  • Fernanda GROSSELLI Universidade Federal de Pelotas
  • Natália Rosiely Costa VARGAS Universidade Federal de Pelotas
  • Sidnéia Tessmer CASARIN Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Sexualidade, Saúde do idoso, Comportamento sexual, Saúde do Homem

Resumo

Objetivo: identificar o conhecimento e os fatores que interferem na sexualidade de homens idosos. Métodos: estudo qualitativo, realizado entre setembro e outubro de 2013, com cinco homens, a partir de 60 anos. Os dados foram analisados conforme a técnica proposta por Minayo para análise de conteúdo. Resultados: a média de idade foi de 73 anos, sendo dois viúvos e três casados. Os idosos relataram ainda ter disposição para manter relações sexuais. Demonstram-se satisfeitos com sua vida sexual, mas sem basear sua vida conjugal ao sexo propriamente dito, acreditando fazer seu melhor para manter a qualidade de vida. Referiram que os profissionais de saúde não costumam abordar aspectos relacionados à sexualidade e à vida sexual nas consultas. Considerações finais: há limitações relacionadas à discussão sobre sexualidade na terceira idade. Além disso, os profissionais de saúde estão poucos presentes na orientação e esclarecimento de fatores relacionados à sexualidade.

Biografia do Autor

Tessa Chagas PEIXER, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira graduada na Universidade Federal de Pelotas.
Teila CEOLIN, Universidade Federal de Pelotas
Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)-RS. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel.
Fernanda GROSSELLI, Universidade Federal de Pelotas
Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Natália Rosiely Costa VARGAS, Universidade Federal de Pelotas
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-UFPel.
Sidnéia Tessmer CASARIN, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Rio Grande. Doutoranda do PPGENF/UFPEL. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2015-11-05
Como Citar
1.
PEIXER TC, CEOLIN T, GROSSELLI F, VARGAS NRC, CASARIN ST. Sexualidade na terceira idade: percepção de homens idosos de uma estratégia de saúde da família. J. nurs. health. [Internet]. 5º de novembro de 2015 [citado 28º de março de 2024];5(2):131-40. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/4681
Seção
Artigos Originais/ Original Articles