Qualidade de vida: percepção de discentes de graduação em enfermagem

  • Maria Odete PEREIRA UFMG
  • Paula Hayasi PINHO USP
  • Jandro Moraes CORTES UFPEL
Palavras-chave: Qualidade de vida, Estudantes, Enfermagem, Graduação, Educação.

Resumo

Objetivo: analisar a percepção de qualidade de vida dos acadêmicos de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Paulista. Método: estudo empírico, interpretativo e quantitativo, foi desenvolvido com 92 acadêmicos de enfermagem. Empregou-se a triangulação simultânea de métodos, com a utilização da técnica de grupo focal e preenchimento do instrumento World Health Organization Quality of Life Group – Bref. Resultados: Os participantes buscaram estratégias para melhor percepção de qualidade de vida, sendo que 41,67% e 38,33% julgaram ser dependentes do uso de medicamentos ou ajuda médica, respectivamente. Ao se associar a percepção de qualidade de vida ao uso de medicamentos pelos alunos, viu-se uma correlação entre eles. Dentre os participantes, 36,67% referiram má qualidade de vida, com escassas oportunidades de lazer. Considerações finais: A redução de qualidade de vida foi percebida quando os alunos ingressaram no segundo ano da graduação, quando os conteúdos específicos associados às práticas assistenciais foram inseridos na grade horária.

Biografia do Autor

Maria Odete PEREIRA, UFMG
Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunta junto à UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Paula Hayasi PINHO, USP
Psicóloga. Doutora em Ciências. Professora Adjunta I junto à UNIFESP, Santos, SP, Brasil.
Jandro Moraes CORTES, UFPEL
Enfermeiro. Doutor em Ciências. Professor Doutor III junto à EEUSP, São Paulo, SP, Brasil. Professor Adjunto I junto à UNIFESP, Santos, SP, Brasil.
Publicado
2016-09-08
Como Citar
1.
PEREIRA MO, PINHO PH, CORTES JM. Qualidade de vida: percepção de discentes de graduação em enfermagem. J. nurs. health. [Internet]. 8º de setembro de 2016 [citado 20º de abril de 2024];6(2):321-33. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/5780
Seção
Artigos Originais/ Original Articles