Autonomia do paciente terminal: percepção da enfermagem de uma unidade de internação hemato oncológica

  • Paulo Barrozo CASSOL Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Alberto Manuel QUINTANA Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maria Teresa Aquino de Campos VELHO Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Josi Barreto NUNES Hospital Universitario de Santa Maria
Palavras-chave: Enfermagem, Doente terminal, Oncologia, Autonomia pessoal.

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção dos profissionais de enfermagem sob a autonomia do paciente em terminalidade. Métodos: pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva realizada com 23 profissionais da equipe de enfermagem (auxilares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros) de um Hospital de Ensino no sul do Brasil. Foi utilizada a entrevista semidirigida, gravada no período de setembro a outubro de 2013, que foram transcritas e após foi utilizada a análise de conteúdo. Resultados: evidenciaram a exiguidade da autonomia do paciente sob diversas perspectivas como: níveis de consciência alterada, limitação pela doença e falta de esclarecimento sobre o tratamento. Considerações finais: a enfermagem percebe que nem sempre o paciente ou o seu familiar está apto para realizar escolhas sobre o tratamento. Isto se deve à observação de que faltam, ao paciente ou ao seu familiar, conhecimentos técnicos e científicos para fazer as escolhas.

Biografia do Autor

Paulo Barrozo CASSOL, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Enfermeiro, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Comitê de Bioética do Hospital Universitário de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
Alberto Manuel QUINTANA, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Psicólogo, Doutor em Ciências Sociais, Postdoc em Bioética. Professor Titular do Departamento de Psicologia da UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
Maria Teresa Aquino de Campos VELHO, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Médica, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Medicina da UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
Josi Barreto NUNES, Hospital Universitario de Santa Maria
Enfermeira, Especialista em Ciências da Saúde, enfermeira assistencial no Hospital Universitário de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
Publicado
2016-09-08
Como Citar
1.
CASSOL PB, QUINTANA AM, VELHO MTA de C, NUNES JB. Autonomia do paciente terminal: percepção da enfermagem de uma unidade de internação hemato oncológica. J. nurs. health. [Internet]. 8º de setembro de 2016 [citado 18º de abril de 2024];6(2):298-0. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/6824
Seção
Artigos Originais/ Original Articles