Benefícios de acompanhante treinada durante o processo de parturição: revisão integrativa

  • Keurolainy Cristine Silva Almeida SENAC
  • Hedi Crecencia Heckler Siqueira Universidade Federal do Rio Grande
  • Queli Lisiane Castro Pereira Universidade Federal de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0001-6965-4887
Palavras-chave: Parto humanizado, Assistência ao paciente, Trabalho de parto.

Resumo

Objetivo: conhecer a produção científica acerca dos benefícios de acompanhante treinada durante o processo de parturição. Métodos: revisão integrativa. Na busca ativa online nas bases de dados, utilizou-se os descritores, parto humanizado, assistência ao paciente e trabalho de parto. Observou-se como critérios de inclusão, artigos publicados na língua portuguesa, disponíveis online, completos, publicados no período de 2001 a 2015. A coleta de dados foi realizada em janeiro de 2016. Resultados: foram capturados 11 artigos. Os dados evidenciaram que a participação da acompanhante treinada no processo de parturição traz como benefícios: a humanização do parto, a realização de medidas de alívio da dor, a redução de intervenções e o aumento de partos eutócicos, além de causar satisfação e vivência positiva das parturientes acompanhadas por doulas. Considerações finais: novos estudos devem ser realizados a fim de impulsionar a presença das doulas nas maternidades.

Biografia do Autor

Keurolainy Cristine Silva Almeida, SENAC
Enfermeira. Docente do curso Técnico em Enfermagem do SENAC. Barra do Garças, MT, Brasil.
Hedi Crecencia Heckler Siqueira, Universidade Federal do Rio Grande
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora emérita, titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande no curso de pós-graduação - Mestrado e Doutorado. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde (GEES). Rio Grande, RS, Brasil.
Queli Lisiane Castro Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso
Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Campus Universitário do Araguaia (CUA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro do grupo de estudo e pesquisa GEES. Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil.
Publicado
2017-11-07
Como Citar
1.
Almeida KCS, Siqueira HCH, Pereira QLC. Benefícios de acompanhante treinada durante o processo de parturição: revisão integrativa. J. nurs. health. [Internet]. 7º de novembro de 2017 [citado 28º de março de 2024];7(2):199-12. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/9121
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review