A ESFERA PÚBLICA HABERMASIANA, SEUS PRINCIPAIS CRÍTICOS E AS POSSIBILIDADES DO USO DESTE CONCEITO NO CONTEXTO BRASILEIRO
Palavras-chave:
esfera pública, teoria crítica, teoria democrática, democracia brasileira
Resumo
O artigo faz uma revisão teórica acerca do conceito de esfera pública. Da clássica origem habermasiana ligada à sociedade burguesa do século XVIII, até seus críticos contemporâneos. Trata, também, da resposta do próprio Habermas aos seus críticos e às revisões que o mesmo fez no conceito original, criando novas possibilidades para o uso do conceito nas democracias contemporâneas. Analisamos, ainda, alguns usos deste conceito por pesquisadores brasileiros, sobre o contexto brasileiro, na expectativa de encontrar as possibilidades para a emergência de esferas públicas para além da sociedade européia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-03-28
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).