Patriarcado e formação do Brasil: uma leitura feminista de Oliveira Vianna e Sérgio Buarque de Holanda
Palavras-chave:
Pensamento social brasileiro, patriarcado, feminismo.
Resumo
O objetivo do artigo é discutir a relação entre patriarcado e formação da nação brasileira a partir da perspectiva feminista. Tendo como referência as obras “Populações Meridionais do Brasil”, de Oliveira Vianna e “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda, problematizo a referência ao conceito de patriarcado, trazendo ao debate sobre a formação do Brasil o caráter assimétrico das relações entre homens e mulheres subjacentes a tal conceito. Essa abordagem permite o aprofundamento da discussão sobre a relação entre as esferas pública e privada e a formação da nação, indo além da crítica à sobreposição entre público e privado, característica das análises do pensamento social brasileiro sobre a dominação patriarcal.
Publicado
2016-01-30
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).