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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Primeiro passo

Realizar cadastro em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/pixo/user/register, marcando a opção   Autor : pode submeter à revista”.

O autor deverá submeter 2 arquivos separados: arquivo 1 (seção 2. TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO) - o texto deve estar sem indicação de autoria para avaliação pelos pares e; arquivo 2 (seção 4. TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES) - com os seguintes dados sobre (o)s autor(es): nome, formação acadêmica mais elevada, cargo(s), instituição ou instituições a que se vincula, currículo resumido (máximo 100 palavras).

Formatos de Apresentação dos Trabalhos

Para artigos e ensaios - O texto deve estar gravado em extensão RTF (Rich Text Format) ou em formato MicrosoftWord, desde que não ultrapasse 2MB. Devem ser digitados em Word 7.0 (ou superior), fonte ARIAL, texto tamanho 11, citação, legendas e notas de rodapé tamanho 9. Empregar o itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL). Imagens digitalizadas em tamanho natural com resolução de 72 DPI, modo de cor RGB e salvas em arquivo padrão JPEG. Todas as imagens devem vir acompanhadas de títulos ou legendas e fonte da imagem, com até 150 caracteres.  Página A4. Todos os parágrafos devem começar na coluna 1, sem tabulação.  São aceitos manuscritos em português, inglês ou espanhol. Baixar o template em: https://drive.google.com/file/d/1lMSynRkqUBUiPBoZIXpT0SqoOxLoLtxk/view?usp=sharing.

Para parede branca, entrevistas e resenhas: ver números anteriores da revista.

Tamanho

A extensão máxima do material enviado será a seguinte: artigos e ensaios, no mínimo 10 (dez) páginas e no máximo 25 (vinte e cinco) páginas; entrevistas e resenhas, no mínimo 5 (cinco) páginas e no máximo 10 (dez) páginas e; parede branca, até 10 (dez) páginas 5 (cinco) a 10 (dez) imagens e texto com no máximo 500 (quinhentas) palavras. 

Título do trabalho

O título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, deve estar centralizado, em negrito e deve trazer em maiúscula somente a inicial da primeira palavra. Um espaço abaixo do título deverá constar o nome do(s) autor(es), um em cada linha, por extenso e apenas o sobrenome em maiúscula. A filiação do(s) autor(es) deverá constar em notas de rodapé.

Resumo

Logo abaixo do(s) autor(es), contendo no máximo 150 palavras e na linha posterior, as palavras-chave. Fonte Arial, corpo 11, espaço simples. Sugere-se de 3 a 5 palavras, letra minúscula, a exceção de termos específicos, separadas entre si por vírgulas.

Abstract

Separado por um espaço do item anterior, deve constar o título do artigo em inglês e o Abstract com no máximo 150 palavras separado por um espaço o Keywords. Fonte Arial, corpo 11, espaço simples. Sugere-se de 3 a 5 Keywords, letra minúscula, a exceção de termos específicos, separadas entre si por vírgulas.

Agradecimentos

Caso o trabalho tenha apoio financeiro de alguma instituição, esse deverá ser mencionado no final do artigo.

Notas

As notas numéricas deverão vir no rodapé da página correspondente. Fonte Arial, regular, corpo 09.

Apêndices

Apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

Figuras e tabelas

Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte. Trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. As ilustrações (gravuras, gráficos e desenhos) e as tabelas devem ser inseridas no corpo do texto. As legendas não devem ultrapassar 150 caracteres.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Arial de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em DIRETRIZES PARA AUTORES, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos e ensaios), as instruções disponíveis em ASSEGURANDO A AVALIAÇÃO PELOS PARES CEGA foram seguidas.
  7. Apresentação tabular (IBGE).
  8. Apresentação dos originais recomenda-se que se observem as normas da ABNT referentes à apresentação de artigos em publicações periódicas – impressa (NBR6022/2003).

  9. Datar (NBR 5892).

  10. Numeração progressiva das seções de um documento (NBR 6024/2003).
  11. Resumos (NBR 6028/2003).
  12. Abstract (NBR 6028/2003).
  13. Elaboração de referências (NBR 6023/2002). Embora o Conselho Editorial possa providenciar a revisão das referências bibliográficas, cabe ao(s) auto(es) do artigo a exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto.

  14. Apresentação de citações em documentos (NBR 10.520/2002). E deverão obedecer ao sistema Autor-Data.

    Citação direta: transcrição literal do texto de outro(s) autor(es).

    Citações com até três linhas deverão ser escritas normalmente dentro do texto, entre aspas, e com indicação da fonte junto ao texto. Exemplo: Gil (2002, p.84) diz que “as fichas de leitura constituem, os elementos mais importantes nesta etapa”.

    Citações longas, com mais de três linhas deverão ser digitadas em Fonte 9, espaço simples nas entrelinhas, destacadas com recuo de 4 cm (22 toques) da margem esquerda e sem as aspas, e com indicação da fonte junto ao texto.

    Exemplo:
    Segundo Rodrigues (2007, p.34): Em vista disso, a recuperação adequada dessas imagens é fator de preocupação por parte de especialistas de múltiplas áreas, de modo particular os da área de ciência da informação, que têm como uma de suas missões propiciar condições ideais de organização, armazenamento e recuperação de informações.

    Citação indireta: texto baseado na obra do autor consultado. Aparece em forma normal textual, porém a fonte de onde foi retirada a informação deverá ser indicada.

    Exemplo:
    Costi (2002) observa que a temperatura de cor da lâmpada causava variedade na tonalidade e no croma, assim como a superfície também influenciava na intensidade da cor.

    ou

    Conforme o autor, a temperatura de cor da lâmpada causava variedade na tonalidade e no croma, assim como a superfície também influenciava na intensidade da cor (COSTI, 2002).

    Citação de citação: Citação direta ou indireta de um texto, cujo original não se teve acesso, mas do qual se tomou conhecimento por citação em outro trabalho. A indicação a fonte é apresentada pelo nome do autor original, seguido da expressão apud e do autor da obra consultada. Nas referências bibliográficas (no final do trabalho e/ou em rodapé) somente se menciona o nome do autor da obra consultada.

    Exemplo:
    Ratto (2001 apud OLIVEIRA, 2009, p.23) estabelece relações entre o ator, os objetos, e os demais personagens, e modelando rostos, corpos e algum aspecto interessante do cenário.

    ou

    “[...] destaca a luz como ponto de valorização do espetáculo, considerando impensável, a princípio, o mesmo sem iluminação, mesmo que se utilize a luz natural em alguns casos” (CANDEIAS, 2000 apud OLIVEIRA, 2009, p.4).

  15. Referências

    Devem ser apresentadas em lista única no final do artigo e em ordem alfabética e devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho.

  16. Dados sobre o(s) autor(es)

    Nome, Formação acadêmica mais elevada, cargo(s), Instituição ou instituições a que se
    vincula, Currículo resumido (máximo 100 palavras). As informações sobre o(s) autor(es)deverão ser enviadas em arquivo separado.

 

Declaração de Direito Autoral

A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista PIXO, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto, remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa dos Editores. Obs. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.

 

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