Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte Arial de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em DIRETRIZES PARA AUTORES, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos e ensaios), as instruções disponíveis em ASSEGURANDO A AVALIAÇÃO PELOS PARES CEGA foram seguidas.
  • Apresentação tabular (IBGE).
  • Apresentação dos originais recomenda-se que se observem as normas da ABNT referentes à apresentação de artigos em publicações periódicas – impressa (NBR6022/2018).

  • Datar (NBR 5892).

  • Numeração progressiva das seções de um documento (NBR 6024/2012).
  • Resumos (NBR 6028/2003).
  • Abstract (NBR 6028/2003).
  • Elaboração de referências (NBR 6023/2018). Embora o Conselho Editorial possa providenciar a revisão das referências bibliográficas, cabe ao(s) autor(es) do artigo a exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto.

  • Apresentação de citações em documentos (NBR 10.520/2002). E deverão obedecer ao sistema Autor-Data.

    Citação direta: transcrição literal do texto de outro(s) autor(es).

    Citações com até três linhas deverão ser escritas normalmente dentro do texto, entre aspas, e com indicação da fonte junto ao texto. Exemplo: Gil (2002, p.84) diz que “as fichas de leitura constituem, os elementos mais importantes nesta etapa”.

    Citações longas, com mais de três linhas deverão ser digitadas em Fonte 11, espaço simples nas entrelinhas, destacadas com recuo de 3 cm da margem esquerda e sem as aspas, e com indicação da fonte junto ao texto.

    Exemplo:
    Segundo Rodrigues (2007, p.34): Em vista disso, a recuperação adequada dessas imagens é fator de preocupação por parte de especialistas de múltiplas áreas, de modo particular os da área de ciência da informação, que têm como uma de suas missões propiciar condições ideais de organização, armazenamento e recuperação de informações.

    Citação indireta: texto baseado na obra do autor consultado. Aparece em forma normal textual, porém a fonte de onde foi retirada a informação deverá ser indicada.

    Exemplo:
    Costi (2002) observa que a temperatura de cor da lâmpada causava variedade na tonalidade e no croma, assim como a superfície também influenciava na intensidade da cor.

    ou

    Conforme o autor, a temperatura de cor da lâmpada causava variedade na tonalidade e no croma, assim como a superfície também influenciava na intensidade da cor (COSTI, 2002).

    Citação de citação: Citação direta ou indireta de um texto, cujo original não se teve acesso, mas do qual se tomou conhecimento por citação em outro trabalho. A indicação a fonte é apresentada pelo nome do autor original, seguido da expressão apud e do autor da obra consultada. Nas referências bibliográficas (no final do trabalho e/ou em rodapé) somente se menciona o nome do autor da obra consultada.

    Exemplo:
    Ratto (2001 apud OLIVEIRA, 2009, p.23) estabelece relações entre o ator, os objetos, e os demais personagens, e modelando rostos, corpos e algum aspecto interessante do cenário.

    ou

    “[...] destaca a luz como ponto de valorização do espetáculo, considerando impensável, a princípio, o mesmo sem iluminação, mesmo que se utilize a luz natural em alguns casos” (CANDEIAS, 2000 apud OLIVEIRA, 2009, p.4).

  • Referências

    Devem ser apresentadas em lista única no final do artigo e em ordem alfabética e devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho.

  • Dados sobre o(s) autor(es)

    Nome, Formação acadêmica mais elevada, cargo(s), Instituição ou instituições a que se vincula, Currículo resumido (máximo 100 palavras). As informações sobre o(s) autor(es)deverão ser enviadas em arquivo separado.

Diretrizes para Autores

Primeiro passo

Realizar cadastro em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/pixo/user/register, marcando a opção   Autor : pode submeter à revista”.

O autor deverá submeter 2 arquivos separados: arquivo 1 (seção 2. TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO) - o texto deve estar sem indicação de autoria para avaliação pelos pares e; arquivo 2 (seção 4. TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES) - com os seguintes dados sobre (o)s autor(es): nome, formação acadêmica mais elevada, cargo(s), instituição ou instituições a que se vincula, currículo resumido (máximo 100 palavras).

Formatos de Apresentação dos Trabalhos

Para artigos e ensaios - O texto deve estar gravado em extensão RTF (Rich Text Format) ou em formato MicrosoftWord, desde que não ultrapasse 6MB. Devem ser digitados em Word 7.0 (ou superior), fonte ARIAL, texto tamanho 11, legendas e notas de rodapé tamanho 9. Empregar o itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL). No màximo 10 imagens digitalizadas em tamanho natural com resolução de 72 DPI, modo de cor RGB e salvas em arquivo padrão JPEG. Todas as imagens devem vir acompanhadas de títulos ou legendas e fonte da imagem, com até 150 caracteres.  Página A4. Todos os parágrafos devem começar na coluna 1, sem tabulação.  São aceitos manuscritos em português, inglês ou espanhol. Baixar o template em: https://drive.google.com/file/d/1lMSynRkqUBUiPBoZIXpT0SqoOxLoLtxk/view?usp=sharing.

Para parede branca, entrevistas e resenhas: ver números anteriores da revista.

Tamanho

A extensão máxima do material enviado será a seguinte: artigos e ensaios, no mínimo 10 (dez) páginas e no máximo 25 (vinte e cinco) páginas; entrevistas e resenhas, no mínimo 5 (cinco) páginas e no máximo 10 (dez) páginas e; parede branca, até 10 (dez) páginas 5 (cinco) a 10 (dez) imagens e texto com no máximo 500 (quinhentas) palavras. 

Título do trabalho

O título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, deve estar alinhado a direita e em negrito. O título deve ser em letras maiúsculas e o subtítulo, se houver, deve trazer em maiúscula somente a inicial da primeira palavra.

Resumo

O resumo deve conter no máximo 150 palavras e na linha posterior, as palavras-chave. Fonte Arial, corpo 11, espaço simples. Sugere-se de 3 a 5 palavras, letra minúscula, a exceção de termos específicos, separadas entre si por vírgulas.

Abstract

Deve constar o título do artigo em inglês e o Abstract com no máximo 150 palavras separado por um espaço o Keywords. Fonte Arial, corpo 11, espaço simples. Sugere-se de 3 a 5 Keywords, letra minúscula, a exceção de termos específicos, separadas entre si por vírgulas.

Agradecimentos

Caso o trabalho tenha apoio financeiro de alguma instituição, esse deverá ser mencionado no final do artigo.

Notas

As notas numéricas deverão vir no rodapé da página correspondente. Fonte Arial, regular, corpo 09.

Apêndices

Apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

Figuras e tabelas

Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte. Trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. As ilustrações (gravuras, gráficos e desenhos) e as tabelas devem ser inseridas no corpo do texto. As legendas não devem ultrapassar 150 caracteres. No máximo 10 imagens (figuras e tabelas).

Projetos e Processos

Seção composta pela exposição de projetos e processos, que sejam de destaque e relevância para a chamada da Revista, acompanhados de análise teórica e crítica.

Traduções

Serão aceitas traduções de artigos, ensaios e textos diversos que abordem assuntos pertencentes e de fundamental importância para a chamada temática da revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços submetidos nesse sistema serão usados exclusivamente nos serviços prestados por esta publicação e não serão fornecidos a terceiros em qualquer hipótese. A Revista PIXO poderá enviar para seu e‐mail comunicados sobre seus eventos e outras iniciativas.