METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

  • Renata Michelon Cocco
  • Cássia Laire Kozloski Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Palavras-chave: processo de ensino-aprendizagem, metodologia ativa, gestão, formação docente, arquitetura e urbanismo

Resumo

Como aprender de forma ativa? Ou ainda: como ensinar utilizando estratégias de ensino-aprendizagem ativas? Estas são indagações importantes no processo de ação-reflexão-ação em que os professores de Arquitetura e Urbanismo muitas vezes se deparam em contraponto às tradicionais metodologias de ensino que unicamente já não sustentam mais o sucesso da aprendizagem dos estudantes do século XXI. Este artigo tem por objetivo apresentar exemplos de metodologias ativas a serem aplicadas nas disciplinas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo visando destacar as reflexões e os conhecimentos pedagógicos que os cursos de formação de professores proporcionam aos profissionais que desejam seguir a carreira docente ou que pretendem se aperfeiçoar como educadores atuantes na área. Por fim, as mudanças no ensino só serão efetivas quando se abordar uma atuação conjunta entre gestão de curso, currículo e planejamento de ensino.
Publicado
2020-11-24
Como Citar
MICHELON COCCO, R.; LAIRE KOZLOSKI, C. METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 4, n. 15, 24 nov. 2020.