ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROJETO ARQUITETÔNICO

Os meios analógicos, digitais e sua relação na formação e atuação do arquiteto

  • Ana Elisa Souto
  • Vanessa De Conto
Palavras-chave: projeto arquitetônico, processo analógico e digital, ensino de projeto

Resumo

O arquiteto deve buscar desenvolver uma proposta que responda às demandas da sociedade contemporânea, em constante movimento, e que seja correlata de seu tempo. A disseminação do computador como ferramenta de projeto tem se refletido no ensino de arquitetura, com a tendência crescente de substituir a tecnologia analógica pela digital durante o processo de concepção. O artigo “O profissional reflexivo”, influenciado pela pedagogia da autonomia de Paulo Freire e de Donald Schön, apresenta uma análise sobre o uso desses meios no processo de ensino e aprendizagem de projeto, discutindo o impacto da mera substituição de uma tecnologia pela outra e os reflexos desse processo na atuação de docentes e arquitetos contemporâneos. É necessária uma análise dos ganhos e das consequências da utilização de cada meio no processo projetual. Essa abordagem é fundamental para pensar sobre o fazer arquitetônico, consolidando uma base teórica e metodológica para aplicação em sala de aula.
Publicado
2020-11-24
Como Citar
SOUTO, A. E.; DE CONTO, V. ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROJETO ARQUITETÔNICO: Os meios analógicos, digitais e sua relação na formação e atuação do arquiteto. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 4, n. 15, 24 nov. 2020.