TERRITÓRIOS EDUCACIONAIS

Os ambientes da infância

  • Marcella Duque
  • Letícia Brayner Ramalho
Palavras-chave: ambientes, aprendizagem, desenvolvimento, abordagens educacionais

Resumo

As abordagens Waldorf, Montessoriana e Pikleriana possuem em seus princípios a importância da observação do bebê, sua competência na autonomia de explorar seu corpo e o ambiente em que está inserido. Para estes autores, o ambiente é propulsor de estímulos sensoriais, aprendizagem e desenvolvimento. Os materiais arquitetônicos que compõem os ambientes possuem a intenção que a criança, através do brincar livre e da exploração espontânea, encontre descobertas, crie memórias, novas habilidades, conceituando assim a aprendizagem e o desenvolvimento na fase da primeira infância. O estudo tem o objetivo de observar como as abordagens compõem seus ambientes, que priorizam através da organização a aprendizagem e o desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos. A revisão bibliográfica e sistemática do tema envolve as áreas da educação, psicologia e arquitetura, que contribuem para o conhecimento da organização, do ambiente e o propósito de conceituar através do espaço a aprendizagem e o desenvolvimento.
Publicado
2020-11-24
Como Citar
DUQUE, M.; BRAYNER RAMALHO, L. TERRITÓRIOS EDUCACIONAIS: Os ambientes da infância. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 4, n. 15, 24 nov. 2020.