Sobre a Revista

Foco e Escopo

PROCIÊNCIAS é um periódico semestral, on-line (ISSN 2596-061X), que está focado em assuntos relacionados às áreas de Ciência, Tecnologia e Sociedade sob a ótica da inovação, da cidadania, da ética e da responsabilidade social. A revista é receptiva de trabalhos acadêmicos provenientes de pesquisas, e discussões originadas na dinâmica da Ciência e da Tecnologia na sociedade. Os trabalhos publicados são resultantes de um processo de avaliação dos membros do Conselho Editorial Científico e de colaboradores ad hoc de reconhecida trajetória na área.

 

A Revista, de natureza científica e multidisciplinar, busca um perfil interdisciplinar em suas publicações, enfatizando os aspectos que fazem parte da formação dos profissionais das áreas de Engenharias e Ciências Exatas, privilegiando a indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

Por ser uma publicação on-line, ela atinge o público em geral, nacional e internacional, oferecendo acesso livre, gratuito e contínuo a publicações periódicas sobre a temática em tela, fomentando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, fomentando uma formação humana abrangente.

Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliação pelos pares segundo a política de dupla revisão cega.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Comitê Científico

Dra. Adriana Cavalcanti dos Santos (UFAL)

Dr. Alejandro Martins Rodriguez (UFPEL)

Dra. Ana María Martín Cuadrado (UNED-España)

Dr. Cleber Alves de Ataide (UFRPE)

Dr. Cristian Cechinel (UFSC)

Dra. Dóris Roncarelli (UFSC)

Dr. Enrique Martínez Larrechea (IUSUR-Uruguay)

Dra. Ismene Ithaí Bras Ruiz (UNAM-México)

Dra. Lilian Greice dos Santos Ortiz da Silveira (IFSUL)

Dr. Leandro Paiter (UNISEP)

Dra. Lourdes Pérez Sánchez (UNED-España)

Dr. Luciano Maciel Ribeiro (FURG)

Dra. Mabel Álvarez (Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco-Argentina)

Dr. Marcelo Peter (IFSUL)

Dra. María Cristina Gamboa Mora (UNAD-Colômbia)

Dra. Patricia Mussi Escobar (IFSUL)

Dra. Regina Trilho Otero Xavier (UFPEL)

Dr. Vitor Hugo Costa Chaves (IFFAR)

Dr. Walter R. Iriondo Otero (UFPEL)

 

Histórico do periódico

A revista Prociências aceita trabalhos inéditos sobre temas relativos a ciência, tecnologia e sociedade, sob a ótica da inovação, da cidadania, da ética e da responsabilidade social. A publicação dos trabalhos, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, discussões polêmicas, entre outros, está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial Científico ou de colaboradores ad hoc. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se, também perante estes, os nomes dos autores.

Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não serem aceitos pela revista.

O parecer sobre a aprovação ou não de originais será comunicado ao autor, ou ao primeiro, quando houver mais que um.

Caso os pareceristas solicitem modificações no trabalho, quanto ao texto e/ou para que se adaptem às normas editoriais da revista, ele será devolvido ao autor para as devidas alterações.


Salientamos que:

  • Prociêcias publica textos em português, inglês e espanhol. Aqueles que possuírem como língua vernácula o português, devem apresentar abstract (inglês) e resumen (espanhol). No caso do texto original ser em inglês ou em espanhohl, o resumo deverá ser no idioma original do artigo e também em português e em inglês.
  • É permitida a submissão de apenas 1 (um) artigo por autor e/ou coautor em cada edição.
  • O número máximo de autores por artigo, resenha e/ou entrevista é de 4 autores.
  • As opiniões expressas nos trabalhos publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão Editorial.
  • Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
  • Esta revista é de acesso público, portanto, os artigos são de publicação e uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.