ALINHAMENTO OPERACIONAL DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ATENDIMENTOS EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

Resumo

A unidade de análise dessa pesquisa é uma agência bancária localizada na região Sul, do Rio Grande do Sul. As agências bancárias oferecem serviços como crédito, investimento, poupança, consórcio, seguro, entre outros. Tais serviços estão-se tornando cada vez mais competitivos, e exigem que os sistemas de informação (SI) forneçam soluções para a administração do fluxo de pessoas. O trabalho teve como o objetivo alinhar operacionalmente o SI Sistema de Gerenciamento de Atendimento SAT aos processos organizacionais de uma agência bancária. O trabalho consiste em um estudo de caso, de natureza exploratória, e abordagem qualitativa com caráter descritivo. Para coleta de dados, foram utilizadas três técnicas, entrevistas semiestruturadas, observação participante, e a análise documental. Analisando o uso das funções disponíveis no SAT, foi possível verificar que, por vezes, o sistema é subutilizado. Para contornar tal problema, foram sugeridas onze mudanças no sistema de informação, de forma tal a adequar ao cliente o software adotado pela à organização.

Biografia do Autor

Liana Schons, UFPel
É Engenhrira de Produção pela Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Engenharia de Produção.
Larissa Medianeira Bolzan, UFPel
Professora Adjunta do Curso Superior de Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua no Grupo de Trabalho Metodologias Ativas de Ensino, da UFPel, que integra a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Pós-doutora em Administração, com pesquisas sobre Escalabilidade de Inovações Sociais, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutora em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisas sobre os Processos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação no Ensino Superior. Realizou Estágio Doutoral no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa (ULisboa), com estudos sobre Pedagogia Universitária e Avaliação Formativa no Ensino Superior. Mestre e Bacharel em Administração, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com pesquisas sobre Tecnologias de Informação e Sociedade. Tem como interesses de pesquisas: Metodologias Ativas de Ensino para Engenharias, Metodologias de Cocriação com vistas a promover Inovação Social e a utilização de Tecnologia de Informação pela Sociedade.
Walter Ruben Iriondo Otero, UFPel
Professor do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, com bolsa sanduíche na Universidade de Manchester (Reino Unido), e Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal). Desenvolve pesquisa na área das Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Gestão do Conhecimento, CTS. É avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis/MEC.

Referências

Banco Central do Brasil. Atendimento Bancário. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/folder_serie_I_atendimento_bancario.pdf>. Acesso em: 19 out. 2019.

BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos. São Paulo: Edgard Blücher, 6 ed., 1982.

BOLZAN, Larissa Medianeira. Unidade II – Sistemas de Informação. 11 mar. 2019, 20 jul. 2019. 33 p. Notas de Aula. Tipologia de sistemas de informação.

BOLZAN, Larissa Medianeira. Unidade III - Alinhamento Operacional. 11 mar. 2019, 20 jul. 2019. 20 p. Notas de Aula. Como fazer o alinhamento operacional.

EMPRESA NEED. Manual do SAT. Pelotas, 2019.

FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de Serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. Porto alegre: 2 ed., Bookman, RS, 2000.

FOINA, P. R. Tecnologia de Informação - Planejamento e Gestão. São Paulo: Atlas, 2009.

FREEMANTLE, D. Incrível atendimento ao cliente. São Paulo: Makron Books, 1994.

FREITAS, W. R. S.; JABBOUR, C. J. V. Utilizando estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: boas práticas e sugestões. Estudo & Debate, Lajeado, v. 18, n. 2, p. 7-22, 2011.

GIUZIO JR., R.; CANUTO,S. Implementando ERP. São Paulo: LCTE, 2009.

JURAN, J. M. Fundamentos da qualidade para líderes. Porto Alegre: Bookman, 2015.

KAPLAN, R.S.; NORTON, D.P. Alinhamento: utilizando o balanced scorecard para criar sinergias corporativas, Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

LAS CASAS, A. L. Excelência Em Atendimento Ao Cliente: Atendimento e Serviço ao Cliente como Fator Estratégico e Diferencial Competitivo. São Paulo: M Books, 2012.

LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2004.

LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G. Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. São Paulo: Atlas, 2006.

LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G. Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. São Paulo: Atlas, 2006.

MARTIN, J. Engenharia da Informação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

NOLAN, R.L. Managing the Crises in Data Processing. Harvard Business Review, vol. 57, n. 2, p. 115-126, 1979.

O’BRIEN, J. A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da internet. 3. ed. Rio de Janeiro: Saraiva, 2010.

O’BRIEN, J. A.; MARAKAS, G. M. Administração de Sistema de Informação. 15 ed. Porto Alegre: AMGR, 2013.

O’BRIEN, J. A.; MARAKAS, G. M. Administração de Sistema de Informação. 15ªed. Porto Alegre: AMGR, 2013.

PELOTAS (Município). Lei nº 5180. Pelotas, RS, Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a/rs/p/pelotas/lei-ordinaria/2005/518/5180/lei-ordinaria-n-5180-2005-dispoe-sobre-o-tempo-de-atendimento-ao-publico-nas-agencias-bancarias-estabelecidas-no-municipio-de-pelotas-e-da-outras-providencias>. Acesso em: 20 out. 2005.

REZENDE, D. A. Engenharia de software e sistemas de informação. 3 ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

REZENDE, D. A. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais. 9. São Paulo: Atlas, 2014.

SICREDI. Quem somos. Disponível em: <https://www.sicredi.com.br/site/quem-somos>. Acesso em: 15 jun. 2019.

STAIR, R. M.; REYNOLDS, G. W. Princípios de Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: Cengage Learning, 2017.

STAIR, R. M.; REYNOLDS, G. W. Princípios de Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: Cengage Learning, 2017.

TURBAN, E. Administração de Tecnologia da Informação: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

TURBAN, E.; RAINER R. K.; POTTER R. E. Introdução a sistemas de informação, uma abordagem gerencial. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado
2021-12-29
Seção
Artigos