ASPECTOS CLÍNICOS E FISIOPATOLÓGICOS DE OSTEOSSARCOMA EM CÃES

  • Benedito Gardinalli Junior Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itapira
  • Anderson Martelli Falculdade FMG - Mogi Guaçu

Resumo

O Osteossarcoma (OSA) é um tumor ósseo maligno caracterizado pela formação de tecido ósseo neoplásico com crescimento rápido e invasivo. Dentre os tumores ósseos primários o OSA é o mais comum devido à proliferação de células mesenquimatosas primitivas e malignas com a produção de matriz osteóide. Sua etiologia permanece desconhecida, porém existem evidências de OSA desenvolverem-se em ossos que sustentam maiores pesos e em sítios adjacentes de fechamento tardio, através da sensibilização celular por fatores mitogênicos, sítios prévios relacionados a implantes ortopédicos metálicos, radiações ionizantes, mutações genéticas e infecções virais. Seu diagnóstico está baseado no histórico clínico do animal, exames físicos, de imagens e histopatológicos. Tratamentos recentes baseiam-se em quimioterapias e cirurgias poupadoras de membros, resultando em um prognóstico mais favorável. O presente trabalho apresenta como objetivo uma revisão da literatura especializada sobre os aspectos clínicos e fisiopatológicos de OSA em cães. Para a composição da revisão foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo, portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e a busca de dados no Google Acadêmico de artigos científicos nacionais e internacionais e livros acadêmicos. O OSA causa considerável número de mortes, assim um diagnóstico correto e um tratamento apropriado pode melhorar a sobrevida desses animais, levando ao declínio dos índices de mortalidade que vêm sendo observados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedito Gardinalli Junior, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itapira
Pós Graduação em Produção e Reprodução de Bovinos – Instituto de Pós Graduação Qualittas, Médico Veterinário da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itapira – SP.
Anderson Martelli, Falculdade FMG - Mogi Guaçu
Docente da Faculdade FMG - Mogi Guaçu - SP Biólogo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itapira - SP
Publicado
2015-03-19
Como Citar
Gardinalli Junior, B., & Martelli, A. (2015). ASPECTOS CLÍNICOS E FISIOPATOLÓGICOS DE OSTEOSSARCOMA EM CÃES. Science and Animal Health, 3(1), 13-30. https://doi.org/10.15210/sah.v3i1.3369
Seção
Patologia Veterinária