FASCISMO E BRUXARIA: HARRY POTTER E O DIREITO À LITERATURA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
BORELLI, S. Campo editorial e mercado: a série Harry Potter. In: BRAGANÇA, A.; ABREU, M. (orgs.). Impresso no Brasil: Dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
CAMARANI, A. A literatura fantástica: caminhos teóricos. São Paulo: Cultura acadêmica, 2014.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CORSO, D.; CORSO, M. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FRANCISCO, B. Leitores e leituras de Harry Potter. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de São Paulo: São Paulo, 2019.
GARCEZ, L. Esse Brasil que não lê. In: Retratos da leitura no Brasil. AMORIM, G. (org). São Paulo: Instituto Pró-livro, 2008.
GUTKOSKI, C. Do pó de pirilimpimpim ao pó de flu: transportes para a fantasia. In: JACOBY, S.; RETTENMAIER, M. (org.). Além da plataforma nove e meia. Passo Fundo: UPF, 2005.
HELD. J. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. São Paulo: Summus Editorial, 1980.
HUNT, P. Crítica, Teoria e Literatura Infantil. São Paulo: Cosacnaify, 2010.
PELISOLI, A. C. M. D. Do leitor invisível ao hiperleitor: uma teoria a partir de Harry Potter. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
ROWLING, J.K. Harry Potter e a Pedra Filosofal. Rocco: Rio de Janeiro, 2000a.
ROWLING, J.K. Harry Potter e a Câmara Secreta. Rocco: Rio de Janeiro, 2000b.
ROWLING, J.K. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Rocco: Rio de Janeiro, 2000c.
ROWLING, J.K. Harry Potter e o Cálice de Fogo. Rocco: Rio de Janeiro, 2001.
ROWLING, J.K. Harry Potter e a Ordem da Fênix. Rocco: Rio de Janeiro, 2003.
ROWLING, J.K. Harry Potter e o Enigma Príncipe. Rocco: Rio de Janeiro, 2005.
ROWLING, J.K. Harry Potter e as Relíquias da Morte. Rocco: Rio de Janeiro, 2007.
ROWLING, J.K.; TIFFANY, J.; THORNE, J. Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Parte um e dois. Rocco: Rio de Janeiro, 2016.
SHIRER, W. Ascensão e Queda do Terceiro Reich. 2 volumes. Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 2017.
SILVA, L. Leitores de Harry Potter: entre livros, leituras, telas, encontros. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012.
VARGAS, M. L. B. Crescimento e busca da identidade em Harry Potter. In: JACOBY, S.; RETTENMAIER, M. (org.). Além da plataforma nove e meia. Passo Fundo: UPF, 2005.
VONZ FRAZ, M. O feminino nos contos de fadas. Petrópolis: Editora Vozes, 1977.