MULHERES, HISTÓRIA E PODER: A QUESTÃO FEMININA NA OBRA THE HANDMAID'S TALE
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
ATWOOD, M. O conto da Aia. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
BEAUVOIR, S. O Segundo Sexo: a experiência vivida. 5 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019 vol.II.
BIROLI, F. Gênero e Desigualdades: limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018. Cap. 4: Aborto, Sexualidade e Autonomia.
BOURDIEU, P. A dominação masculina. - 11 ed. - Rio de Janeiro, 1930-2002.
BRAH, A. Diferença, diversidade, diferenciação. Cad. Pagu. 2006, n.26, pp.329-376. http://www.scielo.br/pdf/cpa/n26/30396.pdf
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 8 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CRENSHAW, K. A Intersecionalidade na Discriminação de Raça e Gênero. Curso Educação, Relações Raciais e Direitos Humanos. Ação Educativa. São Paulo, 2012. http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/09/Kimberle-Crenshaw.pdf
HOOKS, B. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras/ bel hooks; tradução Bhuvi Libanio. - 12 ed. - Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.
HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.
PERROT, M. Os excluídos da História: Operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017. 7 ed. Parte II: Mulheres.
PISCITELLI, A. Gênero: a história de um conceito. In: ALMEIDA, H. B.; SZWAKO, J. Diferenças, igualdades. São Paulo: Berlendis & Vertecchia ed., 2009.
QUESTIONNAIRE. Pourquoi je suis féministe?. Entrevista com Simone de Beauvoir no ano de 1975. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VmEAB3ekkvU Acesso em: 08/08/2020.
SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. In: Educação e Realidade. Porto Alegre: Faced / UFRGS, n. 16 (2), 1989.
TEIXEIRA, C. M.; MAGNABOSCO, M. M. Gênero e diversidade: formação de educadoras/es. Belo Horizonte: Autêntica; Ouro Preto, UFOP, 2010 (Série Cadernos da Diversidade).