UMA VIAGEM AO PATÍBULO: a teoria do romance de Ernesto Sabato
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
CONSTENLA, J. Sabato, el hombre. La biografía definitiva. Buenos Aires: Sudamerica, 2011.
CORREA, M. A. Genio y figura de Ernesto Sábato. Buenos Aires: Editorial Universitaria de Buenos Aires, 1971.
FRANZEN, J. Como ficar sozinho. Trad. Oscar Pitalho. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
KIERKEGAARD, S. O desespero humano. Trad. de Adolfo Casais Monteiro. São Paulo: UNESP, 2010.
KUNDERA, M. A arte do romance. Trad. Teresa Bulhões C. de Fonseca e Vera Mourão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
LLOSA, M. V. La verdad de las mentiras. Barcelona: Alfaguara, 2016 (Edição Kindle).
LUKÁCS, G. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Tradução, posfácio e notas de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2009.
PERRONE-MOISÉS, L. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016 (Edição Kindle).
SÁBATO, E. El escritor y sus fantasmas. 1. ed. Buenos Aires: Aguilar, 1963.
SÁBATO, E. Três aproximações à literatura de nosso tempo: Sartre, Borges, Robbe-Grillet. São Paulo: Ática, 1994.
SABATO, E. Apologías y rechazos. 3. ed. Buenos Aires: Seix Barral, 2007.
SABATO, E. Heterodoxia. Edición especial para La Nación. Buenos Aires: Seix Barral, 2011a.
SABATO, E. Hombres y engranajes. Edición especial para La Nación. Buenos Aires: Seix Barral, 2011b.
SABATO, E. Entre o sangue e as letras: conversas com Carlos Catania. Tradução, prefácio e notas João Francisco Duarte Jr. Campinas: UNICAMP, 2015.
SONTAG, S. Ao mesmo tempo. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
URBINA, N. La significación del género. Estudio semiótico de las novelas y ensayos de Ernesto Sabato. Miami: Ediciones Universal, 1992.