DE LA ANGUSTIA A LA TEORÍA. LECTURAS DE FAULKNER EN AMÉRICA LATINA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
CATELLI, N. Literatura comparada y tradición crítica argentina (a propósito de María Teresa Gramuglio). En: _____. Desplazamientos necesarios. Lecturas de literatura argentina. Paraná: EDUNER, 2020.
COUTINHO, E. La literatura comparada en América Latina: sentido y función. Voz y Escritura. Revista de Estudios Literarios, número 14, pp. 237-258, 2004. Disponible en:
CROCE, M. La seducción de los diverso. Literatura latinoamericana comparada. Buenos Aires: Interzona, 2015.
CROCE, M. Latinoamérica, ese esquivo objeto de la teoría. Buenos Aires: Teseo Press, 2018. Disponible en:
EAGLETON, T. Marxismo y crítica literaria. Buenos Aires: Paidós, 2013.
FOFFANI, E. Saer y Onetti: algunas reflexiones sobre las sagas narrativas. En: BASILE, T.; FOFFANI, E. (comps.). Onetti fuera de sí. Buenos Aires: Katatay, 2013.
FRISCH, M. William Faulkner. Su influencia en la literatura hispanoamericana. Mallea, Rojas, Yáñez, García Márquez. Buenos Aires: Corregidor, 1993.
GARCÍA GARCÍA, L. I. Ricardo Piglia lector de Walter Benjamin: compromiso político y vanguardia artística en los 70 argentinos. Iberoamericana, v. XIII, número 49, pp. 47-66, 2013. DOI:
GERBAUDO, A. Al margen de las garantías disciplinares, Josefina Ludmer. Katatay, año VII, número 9, pp. 83-93, 2011.
GÓMEZ, F. Ángel Rama y el siglo corto de la narrativa latinoamericana. Anales de la Universidad Central del Ecuador, Quito, v. 1, número 373, pp. 381-399, 2015. DOI:
LUCIFORA, M. C. Máscaras autorales: análisis de autopoéticas. Mar del Plata: Eudem, 2020.
LUDMER, J. Clases 1985. Algunos problemas de teoría literaria. Buenos Aires: Paidós, 2015.
LUDMER, J. Onetti. Los procesos de construcción del relato. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2009.
PERRONE-MOISÉS, L. Altas literaturas. Escolha e valor na obra crítica de escritores modernos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
PIGLIA, R. Crítica y ficción. Barcelona: Anagrama, 2001.
PIGLIA, R. En Santa María nada pasaba. Sobre Juan Carlos Onetti. En: _____. La forma inicial. Conversaciones en Princeton. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2015.
PIGLIA, R. Escritores norteamericanos. Buenos Aires: Tenemos las Máquinas, 2016.
PIGLIA, R. Teoría de la prosa. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2019.
PREMAT, J. Héroe sin atributos. Figuras de autor en la literatura argentina. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009.
PREMAT, J. ¿Qué será la vanguardia? Utopías y nostalgias en la literatura contemporánea. Rosario: Beatriz Viterbo, 2021.
RAMA, Á. Diez problemas para el narrador latinoamericano. Caracas: Síntesis dosmil, 1972.
RAMA, Á. La narrativa de Gabriel García Márquez. Edificación de un arte nacional y popular. Texto Crítico, Veracruz, año X, número 31/32, pp. 147-245, 1985.
RAMA, Á. Transculturación narrativa en América Latina. Buenos Aires: El Andariego, 2008.
SAID, E. W. Beginnings. Intention & Method. New York: Columbia University Press, 1985.
SAID, E. W. Culture and imperialism. New York: Alfred A. Knopf, 1993.
VEGH, B. Faulkner, Onetti, Borges: por una narrativa “bárbara” y “alucinante”. En: Actas del Congreso Internacional Literatura de las Américas, 1898-1998. León, 12-16 de octubre de 1998. León: Universidad, pp. 309-320, 2000. Disponible en:
WELLEK, R. The Crisis of Comparative Literature. En: DAMROSCH, D; MELAS, N.; BUTHELEZI, M. (eds.) The Princeton Sourcebook of Comparative Literature. From the European Enlightenment to the Global Present. Princeton: Princeton University Press, 2009.
WELLEK, R.; WARREN, A. Theory of Literature. London: Jonathan Cape, 1954.