A DINÂMICA DO TURISMO DE EVENTOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL, NO CONTEXTO DO PLANEJAMENTO E DA COMUNICAÇÃO/THE DYNAMICS OF EVENT TOURISM IN THE STATE OF RIO GRANDE DO SUL/BRAZIL, IN THE CONTEXT OF PLANNING AND COMMUNICATION

  • Dalva Maria Righi Dotto Universidade Federal de Santa Maria
  • Lilian Coradini Cerezer Universidade Federal de Santa Maria
  • Monica Elisa Dias Pons Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriele Carine Menezes Denardin Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O turismo de eventos possui como principais peculiaridades, em relação às demais atividades turísticas, a duração limitada, o local específico, uma ou mais temáticas definidas e um elevado grau de interação entre os turistas e a comunidade do local em que o evento é desenvolvido. Decorrente da grande variedade de tipologias e atributos inerentes aos eventos, a sua organização pode ser considerada complexa, necessitando de planejamento e gestão adequada para a efetivação de seus objetivos. Visando compreender a dinâmica do turismo de eventos no estado do Rio Grande do Sul e, através de pesquisa exploratória, com abordagem de investigação qualitativa, este estudo teve como intenção realizar o mapeamento, caracterização e análise dos eventos realizados neste Estado. Os resultados demonstraram que, relativo à comunicação, constata-se uma baixa utilização do website da Secretaria Estadual de Turismo para a divulgação dos eventos realizados no Estado e, referente à organização, que os eventos com temáticas relacionadas ao movimento que enaltecem as raízes culturais do povo gaúcho, com atividades vinculadas a preservação das tradições como gastronomia, vestimentas e apresentações culturais, predominam em termos quantitativos e, também, possuem planejamento estruturado quanto ao calendário dos eventos e a diversidade de opções de atrativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalva Maria Righi Dotto, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Desenvolvimento RegionalProfessora Adjunta – Departamento de Turismo - Universidade Federal de Santa Maria
Lilian Coradini Cerezer, Universidade Federal de Santa Maria
Graduanda em administraçãoUniversidade federal de Santa Maria
Monica Elisa Dias Pons, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em ComunicaçãoProfessora Adjunta – Departamento de Turismo - Universidade Federal de Santa Maria
Adriele Carine Menezes Denardin, Universidade Federal de Santa Maria
Bacharel em administraçãoUniversidade federal de Santa Maria
Publicado
2017-12-15
Seção
ARTIGOS