SUSTENTABILIDADE COMO TEMA PROPULSOR DO ENGAJAMENTO DE USUÁRIOS NA MÍDIA SOCIAL/SUSTAINABILITY AS A USERS ENGAGEMENT PROMOTER IN SOCIAL MEDIA

Resumo

As mídias sociais online são canais de marketing utilizados por empresas na divulgação de suas práticas de sustentabilidade. O estudo analisou o engajamento de usuários de mídias sociais nas postagens com tema sustentabilidade de empresas da carteira ISE da BM&FBOVESPA. Trata-se de uma pesquisa exploratória, quantitativa e descritiva, que utilizou como objeto de estudo 34 empresas da carteira ISE - Índice Sustentabilidade Empresarial. Foram coletados dados de 2.232 publicações em três mídias sociais (935 no Facebook, 1.135 no Twitter e 162 no Youtube). Os resultados mostram um panorama da presença das empresas da carteira ISE nas mídias sociais analisadas, incluindo as mídias sociais mais utilizadas e a frequência de publicação de conteúdo sobre sustentabilidade. O estudo revelou haver diferença estatística significativa no engajamento dos usuários quando a publicação aborda do tema sustentabilidade; que o engajamento dos usuários é maior nessas postagens, tanto em termos de dislikes, views como comments. O estudo contribuiu para ampliar a compreensão sobre o tema no contexto das empresas da carteira ISE e para identificar diferença estatística no envolvimento dos usuários em função do tema das publicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Coelho Soares, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC – Brasil
Aléssio Bessa Sarquis, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e professor doPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA) da Universidade doSul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC
Thiago Coelho Soares, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) eprofessor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC – Brasil
José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
Doutor em Ciência Política/Relações Internacionais pela Universidade de Sophia e Universidade Nova da Bulgária (1998) e professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC – Brasil
Publicado
2020-06-01
Seção
ARTIGOS