CAPACIDADE DE INOVAÇÃO E COCRIAÇÃO: UM ESTUDO QUALITATIVO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO/INNOVATION CAPACITY AND CO-CREATION: A QUALITATIVE STUDY ON AN EDUCATIONAL INSTITUTION

  • Cláudio Mansoni Mestrado Profissional em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Flávio Régio Brambilla Universidade de Santa Cruz do Sul, PPGA: Mestrado em Administração. Avenida Independência, 2293 (CEP: 96815-900) Bairro Universitário 96815605 - Santa Cruz do Sul, RS - Brasil Telefone: (51) 37177300 Fax: (51) 37171855 URL da Homepage: http://www.unisc.br

Resumo

Com acirrada competitividade nos mercados aliada ao nível de exigência dos consumidores nos produtos e serviços, as organizações necessitam aprimorar suas práticas constantemente, assim como suas posturas diante do mercado. Além disso, estão associadas às mudanças de filosofia e as preferências do consumidor, responsiva do crescente dinamismo mercadológico, tal fato desafia a perpetuação institucional dos empreendimentos. Têm-se, através disso, importantes valias na capacidade de inovação e na cocriação. A capacidade de inovação é tida como o potencial interno para gerar novas ideias, identificar novas oportunidades no mercado ou desenvolver uma inovação comercializável através dos recursos e competências existentes na empresa. Já a cocriação vislumbra-se como uma forma latente diferenciação competitiva no desenvolvimento dos produtos e serviços. Este artigo trata de estudo sobre os procedimentos de gestão no que tange à capacidade de inovação e cocriação em uma Instituição de Ensino Superior. O método de pesquisa empregado foi a qualitativa com questionário estruturado e perguntas abertas. Os resultados obtidos no estudo demonstram que as diferentes formas de cocriação e da capacidade de inovação utilizadas pela IES apoiam consistentemente a criação de valor para a marca e sinaliza a importância de ações de aproximação com a comunidade acadêmica. Este estudo traz evidências importantes para clarificar e apoiar a implementação de estratégias para acelerar inovação e cocriação e fortalece a competitividade do empreendimento no seu segmento mercadológico.

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Biografia do Autor

Cláudio Mansoni, Mestrado Profissional em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul
Possui Mestrado Profissional em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2018), Pós-Graduação em Educação Inclusiva na Universidade Cruzeiro do Sul (2018), MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pelo Centro Universitário Internacional (2015), graduação em Sistemas de Informação pela Universidade de Caxias do Sul (2014) e graduação em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Internacional (2014). Atualmente é tecnólogo em processos gerenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e docente de informática na EMEF Duque de Caxias. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração e docência em informática.
Publicado
2020-06-01
Seção
ARTIGOS